QUEM SOMOS

Constituímos uma família fora do padrão, irmandade, confraria de Educadores Fora do Padrão fortalecendo-se para a Travessia da Década de Reabilitação do mundo pós-covid e suas sequelas pós-traumáticas (20/02/2022 a 20/02/2032)

 

DEFINIÇÃO:

Projeto de pesquisa científico social para a pessoa com deficiência, aplicado à Educação Adaptada (Inclusiva), através de um sistema estruturado inédito em ambiente e prazo controlados de 10 anos, com foco na produção acadêmica da pessoa maior de idade, em rede híbrida de apoio e estudo, usando a Inteligência Solidária para o fortalecimento da autoestima e construção de lideranças multiplicadoras.

 

DEFINIÇÃO TÉCNICA

Sistema modular, celular, estruturado em cases de educação adaptada em rede híbrida para a pessoa com deficiência, que se efetiva através da inteligência coletiva e solidária, que envolva a família do assistido, na ação simultânea do ensino-aprendizagem, e com critérios particularizados e personalizados de avaliação da própria evolução, formar padrões, questioná-los, reavaliá-los e ressignificá-los permanentemente, num processo construção de protocolos específicos, ao invés de aplicar métodos.

 

INOVAÇÃO

Segundo todos que já conhecem o projeto, ele é inovador inédito e pioneiro para a pessoa com deficiência e afim, por promover a meta-educação universal, pluridiversa, multidisciplinar, autossustentável, abrangente para setor público/privado, midiático, transparente, tecnologicamente híbrido, criativo no incentivo, estímulo, incremento e oferta de estudo continuado para a pessoa vulnerável adulta e família, especialmente no suporte emocional às mães, com consequente geração de renda advinda do complexo de empreendimentos gerados pelo próprio processo, visando fortalecimento para a velhice de todos os envolvidos nas questões saúde, empregabilidade, direitos, residência assistiva, cultura, esporte e lazer. Projeto de Educação Adaptada para a Pessoa Fora do Padrão (forma provocativa e inédita de definir a pessoa com deficiência e todos que sofrem do pressuposto da inadequação). Nossa pesquisa não é focada na deficiência, mas na genialidade das soluções que nela há. Características: Ambiente controlado e prazo controlado. Atuação no universo da pessoa com deficiência, juntando mais de 100 educadores, que serão monitorados por 10 anos (de 20/02/2022 a 20/02/2032). A fase experimental do processo já está em andamento há 1 ano, com o grupo formado e cases de sucesso representados por jovens encaminhado para carreiras profissionais e acadêmicas. Os líderes do projeto são estimulados a desenvolver estudos para o enfrentamento da Travessia da Década de Reabilitação pós-Covid.

 

Fatores considerados inéditos e/ou inovadores por quem tomou contato com o projeto desde o início, em 2021, ano do teste piloto experimental:
1. Nome considerado forte e provocativo: 1a. Escola do Pensamento Fora do Padrão - Ensino por Outro Caminho, como escola preparatória para o ensino superior: NESA (Núcleo de Estudo Superior Adaptado);
2. Público-alvo: exclusivamente a pessoa com deficiência e os auto declarados Fora do Padrão;
3. Formato inédito: Todo o projeto é desenvolvido publicamente para ser copiado, tem código aberto nas redes sociais, não tem propriedade ou reserva de mercado, pretendendo criar autossutentabilidades para todos os envolvidos em 10 anos;
4. Estratégia: Inteligência Solidária desenvolvida com uma centena de líderes e milhares de liderados, educadores/pesquisadores/gestores, familiares e simpatizantes agregados espontaneamente;
5. Estética visual das artes criadas diariamente, textos argumentativos de impacto no conteúdo e frases com provocações ousadas lançadas diariamente como reforma de imagem e ideologia;
6. Na proposta de ser desenvolvido em ambiente controlado (universo da deficiência) e prazo determinado com começo e fim (20/02/2022 a 20/02/2032);
7. Ser colaborativo e disponibilizado em todas as suas etapas;
8. Estruturado, modulado, segmentado, compartimentado, nuclear, de setores e sessões independentes.
9. Ser uma escola de pensamento filosófico/ideológico/sociopolítico/neuropsicoeducativo com vocação para a inventividade bem humorada.

 

A começar do título "Projeto Ensino Por Outro Caminho - 1a Escola do Pensamento Fora do Padrão", todos os educadores que tomaram contato com o projeto são unânimes em dizer que é um projeto é inédito, pioneiro e transgressor, o que muito nos envaidece, pois nada mais grandioso do que apostar que a Educação é a única forma de destruir a submissão/alienação instituídas historicamente pelos sistemas opressores de direita e de esquerda.
O projeto engloba uma rede de propostas educacionais inéditas e projetos de pesquisadores aliados, que visam comprovar, desenvolver e construir diversas teorias nas áreas multidisciplinares do Desenvolvimento Humano, Reabilitação, Inovação, Ciência e Tecnologia Assistiva, especialmente para a pessoa com deficiência, mas acaba sendo encampada pela educação da pessoa neuro típica. Outro diferencial é conseguir agregar 100 educadores de várias partes do mundo sob o argumento de buscar excelência na construção dos ODS 4 aliados aos ODS10, na medida em que a educação se destina à pessoa com deficiência. Idealizado para a Educação Adaptada da Pessoa Fora do Padrão adulta, será também um projeto itinerante de empreendedorismo social humanitário, autossustentável, que criará mecanismos próprios de receita e geração de renda para os envolvidos, visitando cidades que nos dizem respeito, que aprimoram modelos de acessibilidade, mobilidade e convivência urbana digna para a pessoa com deficiência e vulneráveis em todos os sentidos.

 

Outro diferencial do projeto é ser idealizado exatamente para compartilhar informações qualificadas de suporte, sobretudo à mãe da pessoa com deficiência, criando rede de apoio, segurança e fortalecimento. Geração de renda é um dos pilares dos cursos que promovemos. Várias líderes de muitas cidades do Brasil são integrantes das nossas ações, e vem formando novas lideranças empenhadas na escalabilidade. A replicação de saberes é fundamental para que haja força de reivindicação político social em todos os níveis da dignidade para seus filhos. A maior força do universo, a Maternidade, é a grande força motriz do nosso projeto. 30% dos maridos abandonam as esposas, quando nasce uma criança com deficiência. Os números são desfavoráveis quando falamos das estatísticas de mães da pessoa com deficiência, e impressiona a quantidade de mães solo. A chance de ser mãe solteira na periferia é até 3,5 vezes maior do que no centro expandido de São Paulo. Dados do Ibope publicada em 2013. De lá para cá os números só aumentaram. A probabilidade de uma mulher em áreas periféricas ter um marido para ajudar a cuidar dos filhos é praticamente a metade. 84% das crianças são cuidadas principalmente pela mãe. Das 10,3 milhões de crianças brasileiras com menos de 4 anos em 2015, 83,6% (8,6 milhões) tinham como primeira responsável uma mulher, seja mãe biológica, de criação ou madrasta. Aspectos dos cuidados das crianças de menos de 4 anos de idade, da Pnad 2015. Números 7 anos defasados.

 

O público-foco é a pessoa com deficiência, pluridiversa, que chamaremos: FORA DO PADRÃO, englobando o seu universo familiares, educadores, tutores, profissionais de assistência e todos os indivíduos que sofrem do pressuposto social da inadequação. O projeto tem a pretensão de repensar todo o sistema educacional com seus erros históricos de dominação. Daí, ser extremamente impactante e ousado o propósito, pois pretende ser a 1a. ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO - ENSINO POR OUTRO CAMINHO, partindo da criação de um novo conceito filosófico e propondo uma nova forma de RACIOCÍNIO DIVERSO sobre os aspectos dialéticos/retóricos. O projeto há um ano já envolve uma centena de líderes mundiais (https://www.doisdobrasil.com/lideres-mundiais/), de várias partes do mundo e diversas formações, mas todos envolvidos em alguma medida com a deficiência. A iniciativa foi lançada como piloto em 1 de janeiro de 2021, com convites a dezenas de educadores e 90% aceitou participar de imediato, 10% preferem estar ocultos. No decorrer do ano, foram criados cursos, palestras e encontros de alinhamento e discussões abertas com impacto registrado de milhares de pessoas no mundo todo. O projeto está na fase de busca de apoios institucionais público/privado para a realização do 1o. Congresso da Pessoa Fora do Padrão - Soluções para a Convivência Urbana Digna, que acontecerá de forma híbrida e, várias cidades do Brasil e do Mundo pelos próximos 10 anos, seguindo preceitos dos ODS 4 e ODS 10, da ONU.   

 

NOME DO PROJETO:

1ª. Escola do Pensamento Fora do Padrão – Ensino por Outro Caminho e 1ª. Universidade Fora do Padrão (NESA Brasil - Núcleo de Ensino Superior Adaptado.

 

FUNDADORES:

Profs. Guto Maia (José Augusto Maia Baptista), 69 anos, professor, palestrante, educador social, pesquisador Desenvolvimento Humano, e Pedro Rosengarten Baptista, palestrante autista, educador social, 22 anos, ambos graduandos em Ciências Sociais.

 

Este projeto teve a sua raiz na entrada da deficiência na minha vida, aos 45 anos, quando a minha mãe, Nilza, se tornou cadeirante em 1998, e assim permaneceu até a sua morte 12 anos depois; no ano seguinte, 1999, nasceu Pedro, meu filho mais novo, com autismo.
Ai, começa o embrião dos textos e dos conceitos que serviram de base para este projeto. Meus filhos mais velhos são brilhantes, de altas habilidades, bem formados e estruturados emocionalmente. O meu desafio seria fazer o Pedro feliz. Era a única coisa que eu sonhava para a sua vida adulta. E assim, foram os meus 23 anos de estudos sobre deficiência. A pandemia fez com que toda a distopia represada desde a infância transbordasse diante do caos mundial.
O medo, a angústia, a depressão, a incerteza da infância vieram à tona de forma avassaladora. Este projeto visa o fortalecimento da pessoa fora do padrão para a Travessia da Década de Reabilitação pós-Covid de tantas sequelas pós-traumáticas. A convivência diária com a deficiência como pai, professor, pesquisador trouxe a realidade dos números cruéis que acompanham a pessoa com deficiência desde os primórdios da História. Na Grécia, os pais recebiam um documento autorizando-os a eliminar os filhos com deficiência; na Idade Média, eram queimados como bruxos, ou jogados do penhasco ao nascer; na Idade Moderna, sofriam a eugenia, e na Idade contemporânea, simbolicamente passam pelos menos infortúnios de forma velada. Contra isso lutamos.

 

TRABALHE CONOSCO!

Onde outros veem problemas, nós vemos oportunidades!

Cadastre-se. Onde todos veem problemas, nós vemos oportunidades!Cadastre-se. Onde todos veem problemas, nós vemos oportunidades!  
Trabalhe na ONU/UNESCOTrabalhe na ONU/UNESCO

 


PUBLICIDADE  

PATROCINADORA OFICIAL do 1o. CONGRESSO INTERNACIONAL CÉREBRO FORA do PADRÃO 

Cabo Frio/RJ/BRASIL

20% da venda feita com a nossa indicação é destinada à constituição da:

1a. Escola do Pensamento Fora do Padrão /

NESA - Núcleo de Ensino Superior Adaptado /

Instituto Ensino por Outro Caminho /

Travessia da Década da Reabilitação / 

PUBLICIDADEPUBLICIDADE

Noite de SonoNoite de Sono

Travesseiro de corpoTravesseiro de corpo

Pedro Rosengarten Baptista é a 1a. PESSOA-SÍMBOLO de ACESSIBILIZAÇÃO adotada pela SOUZA & MILLER,

para a TRAVESSIA da DÉCADA da REABILITAÇÃO. (2032 a 2032)

Mídias Sociais

UA-12170444-1