PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHOPROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO

CURSOS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES ASSISTIVOS

Mentores na preparação de consultores, pesquisadores, professores, mediadores, tutores, acompanhantes,

pais, mães, pessoa com deficiência, pessoa idosa, pessoa diversa, pessoa vulnerável e afim

(familiares e profissionais de assistência) 

PÚBLICO ALVO: Gente

1. Curso Autismo, Complexidade e Fascínio. INSCRIÇÕES: https://forms.gle/SFa2dG8Ve7eHLJWS9
2. Curso Síndrome de Down e Autismo na Mesma Pessoa: INSCRIÇÕES: https://forms.gle/EXn8k6JwXaM5rF8S7
Impacto positivo no mundo

INTRODUÇÃO

Este é um canal de conversação sobre a pessoa com deficiência e seu universo.

É parte de um estudo acadêmico interdisciplinar de médio/longo prazo, sobre educação adaptada e a dificuldade das escolas com o tema Inclusão.

Além da pessoa com deficiência, estudamos familiares, pesquisadores, educadores, profissionais de assistência, pessoa idosa, pessoa vulnerável e afim, ou seja, tudo o que envolve o universo da pessoa que sofre da sociedade o PRESSUPOSTO DA INADEQUAÇÃO.

Discutimos Mercado de Trabalho, Acessibilidade, Direitos, Saúde, Moradia Assistiva, Envelhecimento, Estudo e Lazer.

As áreas acadêmicas que pesquisamos: Desenvolvimento Humano, Reabilitação, Inovação, Ciência e Tecnologia Assistiva. Estudo com Ênfase no Cérebro da Pessoa com Deficiência e Afim.

A vida é uma grande metáfora de sombras platônicas. Podemos escolher no que acreditar.

Dedicatória 

Este projeto foi motivado pelo sofrimento da Nilza, minha mãe, cadeirante a partir de 1998, e nos últimos 12 anos de vida. E inspirado no autismo do meu filho Pedro, que me ensina todos os dias a ser feliz.

Será um Guarda-Chuva de inúmeros produtos de Educação Assistiva, foi aperfeiçoado com os ensinamentos diários da convivência com a deficiência, muito estudo, fruto uma pesquisa dedicada que nunca terminará.

Minha mãe não conheceu alguns direitos elementares hoje conquistados, mas eles ainda estão longe do ideal de acessibilidade, mobilidade e respeito.

Também, em lembrança compreensiva do Irineu, meu pai, que suportou no limite o convívio com uma pessoa fora do padrão. Sofrimento atroz para ambos, muito por conta da sua total inabilidade para o convívio com uma pessoa com deficiência, ele próprio precisando de amparo psicológico para tratar a sua dependência do álcool.

In memoriam a todos que não resistiram à Covid 19, e homenagem a todos que resistem e ajudarão a Humanidade na reabilitação do trauma mundial que uma pandemia representa.

À Rossana, minha esposa, pelo companheirismo de 26 anos, (pessoa de melhor índole que conheço, que me reabilitou), com lucidez nos bons e maus momentos do desenvolvimento do Pedro.

 Aos meus netos: Pietra, Lorenzo e Flora, que viverão num mundo melhor, depois que o medo passar. Mundo que esperamos construir!!

E, aos meus filhos: Demian, Diego, Cauê, pela perseverança sem mim, cresceram dignos graças às suas mães, apesar da minha ausência, instabilidade mental e emocional à época que os tive, deixando muito a desejar como pai; e ao Pedro, com 22 anos de puro amor universal, que construímos juntos.

Gratidão, sobretudo ao DESTINO, que me permitiu incontáveis recomeços, me fez sobreviver a vários riscos de morte, e me deu o privilégio supremo de me redimir como pai e marido leal, permitindo me tornar um homem digno que reconhece cada um dos seus erros e ainda espera ter a chance de pedir perdão a cada pessoa que fez sofrer, nestas quase 7 décadas de vida.

Para o Mundo, março de 2020 foi marco zero de uma travessia insana de incertezas. Um ano em que a Terra parou.

Hoje, 29 de maio de 2021, continuamos sem vislumbrar um PORTO SEGURO, mas, particularmente, construímos o nosso barco o mais seguro possível, com uma tripulação de altíssimo nível. Mesmo com a vacina, o fim dessa travessia não se sabe quando acontecerá mas, se sobrevivermos, a terra firme nos encontrará mais fortalecidos do que quando a começamos.

 

NASCEMOS PARA APRENDER UNS COM OS OUTROS TODOS OS DIAS.

"Que as minhas palavras sejam justas com os justos, resistam à hipocrisia dos hipócritas, sejam divertidas para as crianças, confiáveis para os adultos e sóbrias para os sábios. Mas, cordiais com quem quer que seja, sobretudo. Sou professor". 

 

Missão: A maior aventura humana é o ENSINOAPRENDIZADO*
Sob toda e qualquer circunstância, humildes, acreditamos nele e o professamos.

 

Boa Leitura!

 

Guto Maia - José Augusto Maia Baptista

Professor, pesquisador de Desenvolvimento Humano, Reabilitação, Inovação e Tecnologia Assistiva. ênfase no Estudo do Cérebro da Pessoa com Deficiência.

Credenciado Membro na Comunidade de Talentos da ONU

 


@doisdobrasil   @cidadesquemedizemrespeito

1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO - ENSINO POR OUTRO CAMINHO

1º CONGRESSO DA PESSOA FORA DO PADRÃO 

CONVITE CONCRESSO INTERNACIONAL DA PESSOA FORA DO PADRÃO
Imagem: Estoque MicrosoftCONVITE CONCRESSO INTERNACIONAL DA PESSOA FORA DO PADRÃO Imagem: Estoque MicrosoftENSINO POR OUTRO CAMINHO - 1º ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO

TÁ PELADA A CORUJA! Termo do RSTÁ PELADA A CORUJA! Termo do RS

 PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHOPROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO

 

PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO

1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO

 
DEPOIMENTOS SOBRE O PROJETO:
Dra. Sandra Marchihttps://youtu.be/likuJ516QU4
Profa. Me Joseane Terto: https://youtu.be/p4-yJL6hpI0
Maria Socorro Silva: https://tinyurl.com/nmvun4sv
Textos científicos e Afins: https://doisdobrasil.com/textos/
Documentário por Caio Henrique Romero: https://youtu.be/xx6_21LpPCg
Live idealizador na Uninove: https://youtu.be/G9OMLVwozDk
Armazenamento Google: https://tinyurl.com/aa9ufmnd
REVISTA REAÇÃO (Acesse Todas Edições): https://doisdobrasil.com/revista-tv-reacao/
Site Oficial: www.doisdobrasil.com
 
PALAVRAS-CHAVE: 
 
MEMBRO DA COMUNIDADE DE TALENTOS ONU
MEMBRO DA COMUNIDADE DE TALENTO ONUMEMBRO DA COMUNIDADE DE TALENTO ONU
Somos alinhados aos ODS/ONU Os Nossos projetos seguem os preceitos da ONU, para a dignidade da pessoa com deficiência, pessoa idosa, pessoa diversa, pessoa vulnerável e afim.Somos alinhados aos ODS/ONU Os Nossos projetos seguem os preceitos da ONU, para a dignidade da pessoa com deficiência, pessoa idosa, pessoa diversa, pessoa vulnerável e afim.
Impacto positivo no mundo

   AcessibilidadeAcessibilidade

UA-12170444-1