ENSINO POR OUTRO CAMINHO - 1a. Escola do Pensamento Fora do PadrãoENSINO POR OUTRO CAMINHO - 1a. Escola do Pensamento Fora do Padrão

QUEM SOMOS | O QUE PENSAMOS | O QUE QUEREMOS

Trabalhamos com o que há de mais precioso no mundo: gente, tempo, ideias, tecnologia das possibilidades, serviços inteligentes, produtos adaptados e personalizados

INTRODUÇÃO

Este é um canal de conversação sobre a pessoa com deficiência e seu universo.

É parte de um estudo acadêmico interdisciplinar de médio/longo prazo, sobre educação adaptada e a dificuldade das escolas com o tema Inclusão.

Além da pessoa com deficiência, estudamos familiares, pesquisadores, educadores, profissionais de assistência, pessoa idosa, pessoa vulnerável e afim, ou seja, tudo o que envolve o universo da pessoa que sofre da sociedade o PRESSUPOSTO DA INADEQUAÇÃO.

Discutimos Mercado de Trabalho, Acessibilidade, Direitos, Saúde, Moradia Assistiva, Envelhecimento, Estudo e Lazer.

As áreas acadêmicas que pesquisamos: Desenvolvimento Humano, Reabilitação, Inovação, Ciência e Tecnologia Assistiva. Estudo com Ênfase no Cérebro da Pessoa com Deficiência e Afim.

A vida é uma grande metáfora de sombras platônicas. Podemos escolher no que acreditar.

Dedicatória 

Este projeto foi motivado pelo sofrimento da Nilza, minha mãe, cadeirante a partir de 1998, e nos últimos 12 anos de vida. E inspirado no autismo do meu filho Pedro, que me ensina todos os dias a ser feliz.

Será um Guarda-Chuva de inúmeros produtos de Educação Assistiva, foi aperfeiçoado com os ensinamentos diários da convivência com a deficiência, muito estudo, fruto uma pesquisa dedicada que nunca terminará.

Minha mãe não conheceu alguns direitos elementares hoje conquistados, mas eles ainda estão longe do ideal de acessibilidade, mobilidade e respeito.

Também, em lembrança compreensiva do Irineu, meu pai, que suportou no limite o convívio com uma pessoa fora do padrão. Sofrimento atroz para ambos, muito por conta da sua total inabilidade para o convívio com uma pessoa com deficiência, ele próprio precisando de amparo psicológico para tratar a sua dependência do álcool.

In memoriam a todos que não resistiram à Covid 19, e homenagem a todos que resistem e ajudarão a Humanidade na reabilitação do trauma mundial que uma pandemia representa.

À Rossana, minha esposa, pelo companheirismo de 26 anos, (pessoa de melhor índole que conheço, que me reabilitou), com lucidez nos bons e maus momentos do desenvolvimento do Pedro.

 Aos meus netos: Pietra, Lorenzo e Flora, que viverão num mundo melhor, depois que o medo passar. Mundo que esperamos construir!!

E, aos meus filhos: Demian, Diego, Cauê, pela perseverança sem mim, cresceram dignos graças às suas mães, apesar da minha ausência, instabilidade mental e emocional à época que os tive, deixando muito a desejar como pai; e ao Pedro, com 22 anos de puro amor universal, que construímos juntos.

Gratidão, sobretudo ao DESTINO, que me permitiu incontáveis recomeços, me fez sobreviver a vários riscos de morte, e me deu o privilégio supremo de me redimir como pai e marido leal, permitindo me tornar um homem digno que reconhece cada um dos seus erros e ainda espera ter a chance de pedir perdão a cada pessoa que fez sofrer, nestas quase 7 décadas de vida.

Para o Mundo, março de 2020 foi marco zero de uma travessia insana de incertezas. Um ano em que a Terra parou.

Hoje, 29 de maio de 2021, continuamos sem vislumbrar um PORTO SEGURO, mas, particularmente, construímos o nosso barco o mais seguro possível, com uma tripulação de altíssimo nível. Mesmo com a vacina, o fim dessa travessia não se sabe quando acontecerá mas, se sobrevivermos, a terra firme nos encontrará mais fortalecidos do que quando a começamos.

 

NASCEMOS PARA APRENDER UNS COM OS OUTROS TODOS OS DIAS.

"Que as minhas palavras sejam justas com os justos, resistam à hipocrisia dos hipócritas, sejam divertidas para as crianças, confiáveis para os adultos e sóbrias para os sábios. Mas, cordiais com quem quer que seja, sobretudo. Sou professor". 

 

Missão: A maior aventura humana é o ENSINOAPRENDIZADO*
Sob toda e qualquer circunstância, humildes, acreditamos nele e o professamos.

 

Boa Leitura!

 

Guto Maia - José Augusto Maia Baptista

Professor, pesquisador de Desenvolvimento Humano, Reabilitação, Inovação e Tecnologia Assistiva. ênfase no Estudo do Cérebro da Pessoa com Deficiência.

Credenciado Membro na Comunidade de Talentos da ONU

 


@doisdobrasil   @cidadesquemedizemrespeito

TECNOLOGIA PARA HUMANIDADE

IMPACTO POSITIVO NO MUNDO

UA-12170444-1