ENSINO POR OUTRO CAMINHO - 1a. Escola do Pensamento Fora do PadrãoENSINO POR OUTRO CAMINHO - 1a. Escola do Pensamento Fora do Padrão

QUEM SOMOS | O QUE PENSAMOS | O QUE QUEREMOS

Trabalhamos com o que há de mais precioso no mundo: gente, tempo, ideias, tecnologia das possibilidades, serviços inteligentes, produtos adaptados e personalizados

Membro da Comunidade de Talentos ONU

Seguimos os princípios e os olhares da ONU, nos ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 10 (Redução das Desigualdades)

 

CONTRATE-NOS!CONTRATE-NOS!     Prof. Guto MaiaProf. Guto Maia

 

Programa Missão EducarPrograma Missão Educar

 

ENSINO POR OUTRO CAMINHOENSINO POR OUTRO CAMINHO

APRESENTAÇÃO

O nosso projeto é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Especialmente, os ODS/ONU nº4 (Educação de Qualidade) e nº 10 (Redução das Desigualdades).

Somos Membro da Comunidade de Talentos da ONU, articulando desde janeiro/2021, um grupo de cerca de uma centena de Líderes Mundiais, de reputação pública relevante, ativismo e produção acadêmica reconhecia, convidando-os para o 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DA PESSOA FORA DO PADRÃO, e apresentarem os seus estudos na área da pessoa com deficiência, diversidade, envelhecimento e pessoas vulneráveis sociais.

O Congresso está previsto para acontecer em dezembro de 2021, a partir de 03/12, Dia Internacional em Homenagem à Pessoa com Deficiência, Esta data foi criada através de uma Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, em 14 de outubro de 1992.

Na mesma data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também se comemora o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência – criado em 1982.

A ideia é estender por todo o mês de dezembro, os painéis dos nossos integrantes em várias partes do mundo, de forma hibrida e presencial.

No decorrer do ano, artigos, palestras, seminários, grupos de estudos, ações e produção assistiva farão parte do acervo de criação da 1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO, que buscará dar visibilidade a todos os integrantes do grupo, divulgando os seus projetos e criando um diálogo público permanente através de entrevistas, lives e divulgação das suas propostas em canais especializados.

Somos colaboradores da REVISTA REAÇÃO (Revista Nacional de Reabilitação), a maior publicação do Brasil de artigos técnicos, produtos e serviços de tecnologia assistiva para a pessoa com deficiência e mobilidade reduzida.

A médio e longo prazo, a intenção é investir na formação acadêmica de uma geração inédita de cientistas assistivos em uma década, aproximando do ensino de nível superior, pessoas que dificilmente conseguiriam manter-se numa universidade sem mediação qualificada, suporte especializado e mentoria personalizada. Principalmente, adultos e idosos com deficiências intelectuais.

O PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO – 1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO, está desenvolvendo vários produtos educacionais, humanitários e de tecnologia assistiva, criando Núcleos de Ação, Inteligência Solidária e Pluralidade Sem Fronteiras.

Os dois primeiros produtos são a UNIVERSIDADE DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO e o 1º CONGRESSO DA PESSOA FORA DO PADRÃO. Outros produtos e projetos serão apresentados no decorrer dos próximos meses. Também criaremos ramificações nas áreas de Mercado de Trabalho, Moradia Assistiva, Direitos, Envelhecimento, e tudo o que diga respeito à acessibilidade e dignidade da PESSOA FORA DO PADRÃO.

Saiba quem são e acompanhe as ações dos nossos Líderes Mundiaishttps://doisdobrasil.com/lideres-mundiais/

Há muita sabedoria envolvida na atuação de cada um deles. São pessoas de mentes brilhantes e temos muito orgulho de tê-los conosco neste  projeto de construção humanitária. Buscaremos promover da melhor forma possível todas as suas propostas assistivas.

 

O PRINCÍPIO

Janeiro de 2021 é o MARCO ZERO deste projeto acadêmico interuniversidades, polidisciplinar e multimeios que, de forma inédita, aplicará a INTELIGÊNCIA SOLIDÁRIA.

O PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO é um Sistema de Aprendizagem para a PESSOA FORA DO PADRÃO, que envolve um grupo de pesquisadores acadêmicos, professores, ativistas, familiares e profissionais assistentes da pessoa com deficiência e afim, que atuará na orientação, administração, arquivamento, catálogo, divulgação, produção, compartilhamento e Criação Intelectual de Ciência e Tecnologia Assistiva.

É um guarda-chuva de Conhecimento Inovador.

Cada educador terão seus ensaios e projetos individuais divulgados e compartilhados pelo grupo como estímulo e fortalecimento da PESQUISA CIENTÍFICA.

O grupo promoverá aulas, debates, encontros híbridos e presenciais, consultorias, mentorias, mediações, intervenções sociais, seminários, simpósios, exposições, conferências, congressos, lives e eventos assistivos criados para a PESSOA FORA DO PADRÃO (nessa categoria enquadra-se a pessoa autodeclarada ou considerada inadequada pelo seu meio social), independente da deficiência, gênero, idade, raça ou credo).

1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO  aproximará talentos e interesses acadêmicos para estimular o RACIOCÍNIO CRÍTICO CIENTÍFICO, consolidando-se como PLURAL e SEM FRONTEIRAS.

Será organizado o 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DA PESSOA FORA DO PADRÃO, previsto para o segundo semestre.

A longo prazo, o PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO investirá na formação de uma nova geração de JOVENS CIENTISTAS ASSISTIVOS. Nossa intenção é formar doutores em Desenvolvimento HumanoReabilitaçãoInovaçãoCiência e Tecnologia Assistiva.

É um projeto inédito e a sua construção se dará de forma dinâmica, solidária, juntando competências e responsabilidades de forma universal, interdisciplinar e multiplataformas. 

 

O que é o PADRÃO SOCIAL? 

São princípios, regras, normas e valores complexos impostos pela sociedade na educação do indivíduo, para proteção dos interesses dessa mesma sociedade. Quem não se enquadra nessa determinação sofre discriminação, preconceito e punição.

A pessoa é definida FORA DO PADRÃO por opção, convicção, distúrbios ou transtornos emocionais, psíquicos, mentais, intelectuais, sensoriais, físicos e motores.

É com essa pessoa que queremos dialogar.

Historicamente, essa pessoa sempre sofreu punição social, inclusive, dentro da própria família. Nossas discussões buscarão entender as raízes dessa inadequação, e reverter o raciocínio visando demonstrar o quanto o poder instituído se tornou perverso para essa pessoa.

Vivemos um momento propício à readequação e redefinição do conceito de Justiça Social, graças à distopia que se seguirá a uma pandemia mundial sem precedentes na História Moderna, que veio demonstrar o quanto a sociedade é enferma e desprotegida, levantando o questionamento de todos os seus valores.

Nossa proposta é a sobreposição de argumentos inteligentes construídos com lógica e bom-senso, sobretudo com base científica. É previsto um crescimento exponencial e orgânico.

Desses produtos intelectuais derivarão artigos, ensaios, sites, páginas e CONTEÚDO ASSISTIVO de toda natureza estimulando o debate e o raciocínio diverso.

 

QUEM CONSIDERAMOS PESSOA FORA DO PADRÃO?

Pessoa fora da média que sofre da sociedade o PRESSUPOSTO DA INADEQUAÇÃO, o que torna a sua autoestima instável.

Dentro dessa categorização, consideramos a pessoa com deficiência em todos os níveis, especialmente as que necessitam mediação cotidiana, pessoa diversa, idoso e pessoas vulneráveis sociais com potencial subestimado.

 

QUEM É O LÍDER FORA DO PADRÃO?

O Educador natural, aquele que demonstra sabedoria nos detalhes das suas atitudes. Basta estar próximo dele para absorver um grande aprendizado, mesmo sem ele ser o centro das atenções. É este perfil de liderança que estamos juntando com muita responsabilidade.

Desta prospecção, fazemos o convite ou recebemos indicação idônea, segundo nossos critérios pré-definidos de reputação, produção acadêmica, competência profissional e dignidade humana.

 

O SONHO DE SAIR DA INVISIBILIDADE E SER FELIZ 

ORIGEM DO NOME DO PROJETO

Cartilha Caminho SuaveCartilha Caminho Suave

O nome ENSINO POR OUTRO CAMINHO foi inspirado numa reflexão sobre a capa da Cartilha CAMINHO SUAVE, que alfabetizou várias gerações, a partir dos anos 60.

A ilustração mostra um casal de crianças de uniforme escolar caminhando por uma alameda arborizada, tendo no fim do caminho um prédio que sugere o objetivo bem-sucedido da vida estudantil e um futuro brilhante até a universidade.

Esta cena é muito significativa para jovens de habilidades preservadas, mas não representa a realidade das crianças com deficiências intelectuais, físicas ou sensoriais, que jamais terão pela frente um caminho suave na escola, e muito menos se qualificarão para o ensino superior. 

Daí, surgiu a ideia da 1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO - ENSINO POR OUTRO CAMINHO, que atuará em todos os espaços onde a escola convencional deixou a desejar na formação da pessoa com deficiência.

 

 

FILOSOFIA EDUCACIONAL

Objetivo: Viabilizar de forma assistiva o Ensino de Nível Superior para a pessoa com deficiência e afim.

Neologismo: Ensinoaprendizado - Conhecimento por Camadas de Sabedoria, Experiência e Generosidade.

 

JUSTIFICATIVA

Ninguém desaprende o que aprendeu para aprender o novo, tudo vai-se sobrepondo e sedimentando-se. Mas, no universo da deficiência, a evolução será instável, irregular e o resultado sempre deixará a desejar.

Este é um projeto inédito e ousado de ÉTICA ASSISTIVA e INTELIGÊNCIA SOLIDÁRIA, desenvolvido por pessoas raras e fora do padrão. O seu diferencial é a reputação pública inquestionável de todos os envolvidos. 

 

UniversidadeUniversidadePROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO

1ª UNIVERSIDADE DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO
 
DEPOIMENTOS SOBRE O PROJETO:
Dra. Sandra Marchihttps://youtu.be/likuJ516QU4
Profa. Me Joseane Tertohttps://youtu.be/p4-yJL6hpI0
Textos científicos e Afinshttps://doisdobrasil.com/textos/
Documentário por Caio Henrique Romerohttps://youtu.be/xx6_21LpPCg
Idealizador na Live Uninove: https://youtu.be/G9OMLVwozDk
Armazenamento Googlehttps://tinyurl.com/aa9ufmnd
Site Oficialwww.doisdobrasil.com

 

Universidade Alex GarciaUniversidade Alex Garcia

 

1ª UNIVERSIDADE DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO - PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO

Visão: Ser referência sem fronteiras, indispensável na educação assistiva propiciando reconhecimento e segurança ao ecossistema da comunidade da pessoa de pensamento fora do padrão.

Missão: Despertar uma cultura plural de convivência plena.

Valores: Transparência, ética, generosidade, experiência, sabedoria e bom-senso.

 

 EVENTOS

AlcateaAlcatea PROJETO LIVESPROJETO LIVES

  

ABRIL AZULABRIL AZUL LIVELIVE SEXUALIDADESEXUALIDADE
     
abril azulabril azul PAINEL AZULPAINEL AZUL

 


 PROJETO DE PESQUISA ACADÊMICA E PREPARAÇÃO DO

1º CONGRESSO INTERNACIONAL DA PESSOA FORA DO PADRÃO*

 PREPARE-SE PARA O CONGRESSOPREPARE-SE PARA O CONGRESSO

PODCASTS

PODCASTSPODCASTS RELATOS DE RESISTÊNCIARELATOS DE RESISTÊNCIA HISTÓRIAS VULNERÁVEISHISTÓRIAS VULNERÁVEIS

 

podcast CLUBE PINHEIROSpodcast CLUBE PINHEIROS

Podcast CLUBE PINHEIROS - Clique para ouvir

VÍDEOS

 

Amarts SexualidadeAmarts Sexualidade

Clique para assistir no Facebook: https://www.facebook.com/amartstaboaoeregiao/videos/213501330547052  

II SIMPÓSIO DA AMARTS SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO


 

PROGRAMA MISSÃO EDUCAR UPTVPROGRAMA MISSÃO EDUCAR UPTV

DIA 19/04 segunda - 16 h. Assista: https://youtu.be/W8jH7-koTXA


 

TECNOLOGIA PARA HUMANIDADE

IMPACTO POSITIVO NO MUNDO

UA-12170444-1