PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHOPROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO

CURSOS DE FORMAÇÃO DE DOCENTES ASSISTIVOS

Mentores na preparação de consultores, pesquisadores, professores, mediadores, tutores, acompanhantes,

pais, mães, pessoa com deficiência, pessoa idosa, pessoa diversa, pessoa vulnerável e afim

(familiares e profissionais de assistência) 

PÚBLICO ALVO: Gente

1. Curso Autismo, Complexidade e Fascínio. INSCRIÇÕES: https://forms.gle/SFa2dG8Ve7eHLJWS9
2. Curso Síndrome de Down e Autismo na Mesma Pessoa: INSCRIÇÕES: https://forms.gle/EXn8k6JwXaM5rF8S7
Impacto positivo no mundo

 

CONTRATE-NOS!CONTRATE-NOS!     Prof. Guto MaiaProf. Guto Maia

 

Programa Missão EducarPrograma Missão Educar

 

ENSINO POR OUTRO CAMINHOENSINO POR OUTRO CAMINHO

APRESENTAÇÃO

O nosso projeto é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Especialmente, os ODS/ONU nº4 (Educação de Qualidade) e nº 10 (Redução das Desigualdades).

Somos Membro da Comunidade de Talentos da ONU, articulando desde janeiro/2021, um grupo de cerca de uma centena de Líderes Mundiais, de reputação pública relevante, ativismo e produção acadêmica reconhecia, convidando-os para o 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DA PESSOA FORA DO PADRÃO, e apresentarem os seus estudos na área da pessoa com deficiência, diversidade, envelhecimento e pessoas vulneráveis sociais.

O Congresso está previsto para acontecer em dezembro de 2021, a partir de 03/12, Dia Internacional em Homenagem à Pessoa com Deficiência, Esta data foi criada através de uma Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, em 14 de outubro de 1992.

Na mesma data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também se comemora o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência – criado em 1982.

A ideia é estender por todo o mês de dezembro, os painéis dos nossos integrantes em várias partes do mundo, de forma hibrida e presencial.

No decorrer do ano, artigos, palestras, seminários, grupos de estudos, ações e produção assistiva farão parte do acervo de criação da 1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO, que buscará dar visibilidade a todos os integrantes do grupo, divulgando os seus projetos e criando um diálogo público permanente através de entrevistas, lives e divulgação das suas propostas em canais especializados.

Somos colaboradores da REVISTA REAÇÃO (Revista Nacional de Reabilitação), a maior publicação do Brasil de artigos técnicos, produtos e serviços de tecnologia assistiva para a pessoa com deficiência e mobilidade reduzida.

A médio e longo prazo, a intenção é investir na formação acadêmica de uma geração inédita de cientistas assistivos em uma década, aproximando do ensino de nível superior, pessoas que dificilmente conseguiriam manter-se numa universidade sem mediação qualificada, suporte especializado e mentoria personalizada. Principalmente, adultos e idosos com deficiências intelectuais.

O PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO – 1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO, está desenvolvendo vários produtos educacionais, humanitários e de tecnologia assistiva, criando Núcleos de Ação, Inteligência Solidária e Pluralidade Sem Fronteiras.

Os dois primeiros produtos são a UNIVERSIDADE DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO e o 1º CONGRESSO DA PESSOA FORA DO PADRÃO. Outros produtos e projetos serão apresentados no decorrer dos próximos meses. Também criaremos ramificações nas áreas de Mercado de Trabalho, Moradia Assistiva, Direitos, Envelhecimento, e tudo o que diga respeito à acessibilidade e dignidade da PESSOA FORA DO PADRÃO.

Saiba quem são e acompanhe as ações dos nossos Líderes Mundiaishttps://doisdobrasil.com/lideres-mundiais/

Há muita sabedoria envolvida na atuação de cada um deles. São pessoas de mentes brilhantes e temos muito orgulho de tê-los conosco neste  projeto de construção humanitária. Buscaremos promover da melhor forma possível todas as suas propostas assistivas.

 

O PRINCÍPIO

Janeiro de 2021 é o MARCO ZERO deste projeto acadêmico interuniversidades, polidisciplinar e multimeios que, de forma inédita, aplicará a INTELIGÊNCIA SOLIDÁRIA.

O PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO é um Sistema de Aprendizagem para a PESSOA FORA DO PADRÃO, que envolve um grupo de pesquisadores acadêmicos, professores, ativistas, familiares e profissionais assistentes da pessoa com deficiência e afim, que atuará na orientação, administração, arquivamento, catálogo, divulgação, produção, compartilhamento e Criação Intelectual de Ciência e Tecnologia Assistiva.

É um guarda-chuva de Conhecimento Inovador.

Cada educador terão seus ensaios e projetos individuais divulgados e compartilhados pelo grupo como estímulo e fortalecimento da PESQUISA CIENTÍFICA.

O grupo promoverá aulas, debates, encontros híbridos e presenciais, consultorias, mentorias, mediações, intervenções sociais, seminários, simpósios, exposições, conferências, congressos, lives e eventos assistivos criados para a PESSOA FORA DO PADRÃO (nessa categoria enquadra-se a pessoa autodeclarada ou considerada inadequada pelo seu meio social), independente da deficiência, gênero, idade, raça ou credo).

1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO  aproximará talentos e interesses acadêmicos para estimular o RACIOCÍNIO CRÍTICO CIENTÍFICO, consolidando-se como PLURAL e SEM FRONTEIRAS.

Será organizado o 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DA PESSOA FORA DO PADRÃO, previsto para o segundo semestre.

A longo prazo, o PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO investirá na formação de uma nova geração de JOVENS CIENTISTAS ASSISTIVOS. Nossa intenção é formar doutores em Desenvolvimento HumanoReabilitaçãoInovaçãoCiência e Tecnologia Assistiva.

É um projeto inédito e a sua construção se dará de forma dinâmica, solidária, juntando competências e responsabilidades de forma universal, interdisciplinar e multiplataformas. 

 

O que é o PADRÃO SOCIAL? 

São princípios, regras, normas e valores complexos impostos pela sociedade na educação do indivíduo, para proteção dos interesses dessa mesma sociedade. Quem não se enquadra nessa determinação sofre discriminação, preconceito e punição.

A pessoa é definida FORA DO PADRÃO por opção, convicção, distúrbios ou transtornos emocionais, psíquicos, mentais, intelectuais, sensoriais, físicos e motores.

É com essa pessoa que queremos dialogar.

Historicamente, essa pessoa sempre sofreu punição social, inclusive, dentro da própria família. Nossas discussões buscarão entender as raízes dessa inadequação, e reverter o raciocínio visando demonstrar o quanto o poder instituído se tornou perverso para essa pessoa.

Vivemos um momento propício à readequação e redefinição do conceito de Justiça Social, graças à distopia que se seguirá a uma pandemia mundial sem precedentes na História Moderna, que veio demonstrar o quanto a sociedade é enferma e desprotegida, levantando o questionamento de todos os seus valores.

Nossa proposta é a sobreposição de argumentos inteligentes construídos com lógica e bom-senso, sobretudo com base científica. É previsto um crescimento exponencial e orgânico.

Desses produtos intelectuais derivarão artigos, ensaios, sites, páginas e CONTEÚDO ASSISTIVO de toda natureza estimulando o debate e o raciocínio diverso.

 

QUEM CONSIDERAMOS PESSOA FORA DO PADRÃO?

Pessoa fora da média que sofre da sociedade o PRESSUPOSTO DA INADEQUAÇÃO, o que torna a sua autoestima instável.

Dentro dessa categorização, consideramos a pessoa com deficiência em todos os níveis, especialmente as que necessitam mediação cotidiana, pessoa diversa, idoso e pessoas vulneráveis sociais com potencial subestimado.

 

QUEM É O LÍDER FORA DO PADRÃO?

O Educador natural, aquele que demonstra sabedoria nos detalhes das suas atitudes. Basta estar próximo dele para absorver um grande aprendizado, mesmo sem ele ser o centro das atenções. É este perfil de liderança que estamos juntando com muita responsabilidade.

Desta prospecção, fazemos o convite ou recebemos indicação idônea, segundo nossos critérios pré-definidos de reputação, produção acadêmica, competência profissional e dignidade humana.

 

O SONHO DE SAIR DA INVISIBILIDADE E SER FELIZ 

ORIGEM DO NOME DO PROJETO

Cartilha Caminho SuaveCartilha Caminho Suave

 

O nome ENSINO POR OUTRO CAMINHO foi inspirado numa reflexão sobre a capa da Cartilha CAMINHO SUAVE, que alfabetizou várias gerações, a partir dos anos 60.

A ilustração mostra um casal de crianças de uniforme escolar caminhando por uma alameda arborizada, tendo no fim do caminho um prédio que sugere o objetivo bem-sucedido da vida estudantil e um futuro brilhante até a universidade.

Esta cena é muito significativa para jovens de habilidades preservadas, mas não representa a realidade das crianças com deficiências intelectuais, físicas ou sensoriais, que jamais terão pela frente um caminho suave na escola, e muito menos se qualificarão para o ensino superior. 

Daí, surgiu a ideia da 1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO - ENSINO POR OUTRO CAMINHO, que atuará em todos os espaços onde a escola convencional deixou a desejar na formação da pessoa com deficiência.

 

 

FILOSOFIA EDUCACIONAL

Objetivo: Viabilizar de forma assistiva o Ensino de Nível Superior para a pessoa com deficiência e afim.

Neologismo: Ensinoaprendizado - Conhecimento por Camadas de Sabedoria, Experiência e Generosidade.

 

JUSTIFICATIVA

Ninguém desaprende o que aprendeu para aprender o novo, tudo vai-se sobrepondo e sedimentando-se. Mas, no universo da deficiência, a evolução será instável, irregular e o resultado sempre deixará a desejar.

Este é um projeto inédito e ousado de ÉTICA ASSISTIVA e INTELIGÊNCIA SOLIDÁRIA, desenvolvido por pessoas raras e fora do padrão. O seu diferencial é a reputação pública inquestionável de todos os envolvidos. 

 

UniversidadeUniversidade

PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO
1ª UNIVERSIDADE DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO
 
DEPOIMENTOS SOBRE O PROJETO:
Dra. Sandra Marchihttps://youtu.be/likuJ516QU4
Profa. Me Joseane Tertohttps://youtu.be/p4-yJL6hpI0
Textos científicos e Afinshttps://doisdobrasil.com/textos/
Documentário por Caio Henrique Romerohttps://youtu.be/xx6_21LpPCg
Idealizador na Live Uninove: https://youtu.be/G9OMLVwozDk
Armazenamento Googlehttps://tinyurl.com/aa9ufmnd
Site Oficialwww.doisdobrasil.com

 

Missão.Missão.

 

1ª UNIVERSIDADE DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO - PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO

Visão: Ser referência sem fronteiras, indispensável na educação assistiva propiciando reconhecimento e segurança ao ecossistema da comunidade da pessoa de pensamento fora do padrão.

Missão: Despertar uma cultura plural de convivência plena.

Valores: Transparência, ética, generosidade, experiência, sabedoria e bom-senso.

 

 EVENTOS

AlcateaAlcatea PROJETO LIVESPROJETO LIVES

  

ABRIL AZULABRIL AZUL LIVELIVE SEXUALIDADESEXUALIDADE
     
abril azulabril azul PAINEL AZULPAINEL AZUL

 


 PROJETO DE PESQUISA ACADÊMICA E PREPARAÇÃO DO

1º CONGRESSO INTERNACIONAL DA PESSOA FORA DO PADRÃO*

 PREPARE-SE PARA O CONGRESSOPREPARE-SE PARA O CONGRESSO

PODCASTS

PODCASTSPODCASTS RELATOS DE RESISTÊNCIARELATOS DE RESISTÊNCIA HISTÓRIAS VULNERÁVEISHISTÓRIAS VULNERÁVEIS

 

podcast CLUBE PINHEIROSpodcast CLUBE PINHEIROS

Podcast CLUBE PINHEIROS - Clique para ouvir

VÍDEOS

 

Amarts SexualidadeAmarts Sexualidade

Clique para assistir no Facebook: https://www.facebook.com/amartstaboaoeregiao/videos/213501330547052  

II SIMPÓSIO DA AMARTS SOBRE TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO


 

PROGRAMA MISSÃO EDUCAR UPTVPROGRAMA MISSÃO EDUCAR UPTV

DIA 19/04 segunda - 16 h. Assista: https://youtu.be/W8jH7-koTXA


 

1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO - ENSINO POR OUTRO CAMINHO

1º CONGRESSO DA PESSOA FORA DO PADRÃO 

CONVITE CONCRESSO INTERNACIONAL DA PESSOA FORA DO PADRÃO
Imagem: Estoque MicrosoftCONVITE CONCRESSO INTERNACIONAL DA PESSOA FORA DO PADRÃO Imagem: Estoque MicrosoftENSINO POR OUTRO CAMINHO - 1º ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO

TÁ PELADA A CORUJA! Termo do RSTÁ PELADA A CORUJA! Termo do RS

 PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHOPROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO

 

PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO

1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO

 
DEPOIMENTOS SOBRE O PROJETO:
Dra. Sandra Marchihttps://youtu.be/likuJ516QU4
Profa. Me Joseane Terto: https://youtu.be/p4-yJL6hpI0
Maria Socorro Silva: https://tinyurl.com/nmvun4sv
Textos científicos e Afins: https://doisdobrasil.com/textos/
Documentário por Caio Henrique Romero: https://youtu.be/xx6_21LpPCg
Live idealizador na Uninove: https://youtu.be/G9OMLVwozDk
Armazenamento Google: https://tinyurl.com/aa9ufmnd
REVISTA REAÇÃO (Acesse Todas Edições): https://doisdobrasil.com/revista-tv-reacao/
Site Oficial: www.doisdobrasil.com
 
PALAVRAS-CHAVE: 
 
MEMBRO DA COMUNIDADE DE TALENTOS ONU
MEMBRO DA COMUNIDADE DE TALENTO ONUMEMBRO DA COMUNIDADE DE TALENTO ONU
Somos alinhados aos ODS/ONU Os Nossos projetos seguem os preceitos da ONU, para a dignidade da pessoa com deficiência, pessoa idosa, pessoa diversa, pessoa vulnerável e afim.Somos alinhados aos ODS/ONU Os Nossos projetos seguem os preceitos da ONU, para a dignidade da pessoa com deficiência, pessoa idosa, pessoa diversa, pessoa vulnerável e afim.
Impacto positivo no mundo

   AcessibilidadeAcessibilidade

UA-12170444-1