O QUE FAZEMOS / Investimos tempo e recursos no associativismo inteligente, humanitário, colaborativo e assistivo
1. Trabalhamos diariamente com o que há de mais precioso no mundo: gente, tempo, ideias, tecnologia das possibilidades, serviços inteligentes, produtos adaptados e personalizados para favorecer gente digna. Criamos critérios próprios e ações fora do padrão. Ninguém nunca nos verá estagnados.
2. Prospectamos líderes, arregimentamos pessoas raras e notáveis, perscrutamos oportunidades onde ninguém as vê e formamos multiplicadores em nível superior (na acepção do termo). Orientação personalizada. Educamos e nos educamos em tempo integral.
3. Atuamos na área nobre do Desenvolvimento Humano, Reabilitação, Inovação Ciência e Tecnologia Assistiva, com ênfase no estudo do cérebro da pessoa rara e fora do padrão.
4. Oferecemos mentoria, tutoria, consultoria, orientação, qualificação, cursos, aulas, planejamento estratégico, táticas de ensino adaptado, criação e coordenação de eventos.
5. Criamos condições de aprimoramento pessoal da autoestima e do auto orgulho.
6. Organizamos replicadores em rede para benefício coletivo aproximando e conectando cidades e pessoas que nos dizem respeito, na direção da construção de condomínios com moradias assistivas, uma demanda para o envelhecimento da pessoa com deficiência, com toda infraestrutura de assistência para o convívio saudável com os seus familiares.
As estratégias foram aprimoradas em 11 projetos anteriores, desde jan/2012. O raciocínio básico é que: se confinarmos uma quantidade de pessoas geniais num ambiente controlado por prazo determinado, e apresentarmos problemas para serem resolvidos coletivamente, as soluções serão geniais. Este foi o embrião das estratégias. A primeira experiência foi confinar mestres de jiu-jitsu num cruzeiro marítimo de 4 dias, a bordo do Costa Favolosa, e apresentar temas e situações reais que exigissem soluções coletivas. Em 2014, a experiência de 2 anos foi com adultos com deficiência que tinham que voltar para o mercado de trabalho, no curso de extensão comunitária da UNIP. Em 2015, a pesquisa foi com alunos jovens aprendizes, por dois anos, acompanhando quatro turmas que da entrada até a sua formatura. Depois, em 2017, a estratégia foi aplicada no Abrigo Municipal de Taboão da Serra, por 1 ano. Consistia em trazer celebridades semanalmente para palestrar contando suas vivências com abusos, assédios, violência, drogas, e sucesso. A estratégia aplicada exige ousadia, estranhamento e choque de realidade. Bom humor, muito amor, generosidade, honestidade intelectual, sinceridade, musicalidade, arte, fantasia e teatralidade foram ingredientes que deram o suporte emocional para que os resultados fossem sucesso. Outros projetos: Cidades que me Dizem Respeito, Década da Inclusão e Raciocínio Diverso, lançados no Memorial da América Latina, Pós-Estácio e Campo de Marte sedimentaram o caminho.
A proposta é exclusivamente voltada à pessoa considerada inadequada socialmente, portanto àqueles: os vulneráveis sociais intelectuais, físicos, econômicos, tecnológicos, raciais, religiosos, que enfrentam todo tipo de barreiras, preconceitos, intolerância e discriminação, desde valores histórica e estruturalmente opressores, quanto as distorções criadas pela competição selvagem urbana. Buscamos dar visibilidade essencialmente à pessoa com deficiência adulta, quando vão-se escasseando estudo, trabalho, cultura e lazer, fazendo com que a solidão e a depressão sejam marcas comuns nessa fase em direção à velhice desamparada.
Estímulo e orientação ao estudo, ressaltando eficiências por mais fora do padrão que sejam. Descobrir e valorizar a genialidade das soluções que na deficiência há. Criação de um sistema estruturado de estudo e pesquisa permanentes sobre a universo da pessoa com deficiência, promovendo geração de renda em todas etapas e frentes do Conhecimento. Assim, já agregamos mais de uma centena de educadores/pesquisadores/gestores de várias partes do mundo, que produzem conteúdo e iniciativas relevantes e aliadas para beneficiar a pessoa fora do padrão e família. Todos estão convencidos de que é necessário uma renovação em todos os aspectos do sistema educacional mundial. A pandemia veio escancarar as distorções de uma educação que sempre favoreceu apenas o poder instituído, corroborado pelo ensino religioso, político, corporativo que só fez reforçar a meritocracia de pessoas preservadas e brilhantes nas suas altas habilidades. Direcionar o nosso projeto para os socialmente vulneráveis, considerados cidadãos de segunda categoria, alienados pela ignorância instituída e desonesta, é o fundamento da nossa proposta. Temos conseguido avanços significativos, graças aos argumentos sólidos, disseminados de forma compartilhada por pessoas idôneas de formação potente e conduta pública irretocável e honestidade intelectual inquestionável. Estes são os líderes com os quais fazemos reuniões semanais e mensais em cursos, palestras, aproximando demandas de orientações e encaminhamentos qualificados.
O conteúdo da 1a. Escola do Pensamento Fora do Padrão - Ensino por Outro Caminho é sistematizado e disponibilizado na web. O armazenamento da produção é feito na nuvem, nas redes sociais, em inúmeros sites, blogs, tudo centralizado no site: https://www.doisdobrasil.com. Investimos tempo e recursos no associativismo inteligente, humanitário, colaborativo e assistivo. Trabalhamos diariamente com o que há de mais precioso no mundo: gente, tempo, ideias, tecnologia das possibilidades, serviços inteligentes, produtos adaptados e personalizados para favorecer a pessoa vulnerável. Criamos critérios e ações fora do padrão. Ninguém nunca nos verá estagnados. Prospectamos líderes, arregimentamos pessoas raras e notáveis, perscrutamos oportunidades onde ninguém as vê, e formamos multiplicadores em nível superior (na acepção do termo). Oferecemos orientação sob demanda para teses. Educamos e nos educamos em tempo integral. Atuamos na área do Desenvolvimento Humano, Reabilitação, Inovação Ciência e Tecnologia Assistiva. Oferecemos mentoria, tutoria, consultoria, qualificação, cursos, aulas, planejamento estratégico, táticas de ensino adaptado, criação e coordenação de eventos e apoio às famílias. Criamos condições de aprimoramento pessoal da autoestima e do auto orgulho. Organizamos replicadores em rede para benefício coletivo conectando cidades para a construção de condomínios assistivos, complexos educacionais dirigidos ao adulto, à velhice e familiares de pessoa com deficiência.
Sim, a proposta é que a construção aconteça com 100 líderes educadores agregados de várias partes do Brasil e do Mundo, que participarão como atores plurais do processo pelos próximos 10 anos. Foram convidados por nós ou indicados por outros líderes no decorrer de 2021, e a proposta é que em 10 anos todos desenvolvam pesquisas acadêmicas e ações com o tema da pessoa com deficiência e sua a relação com a urbanidade em busca de soluções. São intelectuais de várias formações e tendências ideológicas, políticas, raciais e sociais, etc, para representarem um painel diverso. As produções acadêmicas de cada pesquisador serão acompanhadas de perto, e a cada período será apresentada cada nova proposta em seminários, congressos e encontros remotos e presenciais regulares. Os perfis dos 100 líderes estão neste link: https://www.doisdobrasil.com/lideres-mundiais/ Os mais atuantes no momento são: Pedro Rosengarten (cofundador), Caio Henrique Romero (porta-voz), Sandra Turequi, Guga Dorea, Rogério Brito, Gaetano Brancati Luigi, Rodrigo Rosso, Camila Nogueira, Dirceu Moreira, Eder Nascimento Dias, José Otávio, Marcia Romero, Silvia Farina, Telma Nantes, Sulamita Meninel, Cristiane Mayworm, Revista Reação, Programa Missão Educar.
|
PATROCINADORA OFICIAL do 1o. CONGRESSO INTERNACIONAL CÉREBRO FORA do PADRÃO
Cabo Frio/RJ/BRASIL
20% da venda feita com a nossa indicação é destinada à constituição da:
1a. Escola do Pensamento Fora do Padrão /
NESA - Núcleo de Ensino Superior Adaptado /
Instituto Ensino por Outro Caminho /
Travessia da Década da Reabilitação /
Pedro Rosengarten Baptista é a 1a. PESSOA-SÍMBOLO de ACESSIBILIZAÇÃO adotada pela SOUZA & MILLER,
para a TRAVESSIA da DÉCADA da REABILITAÇÃO. (2032 a 2032)
-
>
Fora do Padrão
- > Idealiadores
- > 1o. Congresso Internacional Cérebro Fora do Padrão
- > ODS_ONU
- > Proposta de Casamento
- > Grandes histórias de vida
- > Carnaval22
- > Metaverso
- > Case de Sucesso
- > Seminário Camandudaia
- > Portfólio
- > Semana
- > Congresso
- > O que se fala de Guto Maia
- > Contato
- > Quem Somos
- > O Que Pensamos
- > O Que Queremos
- > O Que Fazemos
- > Missão
- > Pedro Rosengarten Baptista
- > África, um olhar
- > Nossa História
- > Guto Maia
- > Crônicas de Pai - livro
- > na web
- > Dicionário de Rimas
- > Digestivo Cultural
- > Overmundo
- > Pensador
- > Currículo Detalhado
- > Curriculo Resumido
- > Ensino Por Outro Caminho
-
>
Líderes Mundiais
- > Mulheres Fortes
- > Conselho de Notáveis
- > Pessoas-Símbolos
- > Universo Investidor
- > Museu da Inclusão
- > Secretaria Nacional Deficiência
- > Texto
- > Transtorno Burn Out
- > Baixe o som por favor
- > A primeira faculdade
- > Direitos Autorais x Indenização Moral
- > Psicologia da Educação
- > Lei 13146-15
- > Justiça e Política Educacional
- > Leis do Autismo
- > Direitos do Autista
- > Autismo
-
>
Banners-Frases
- > Pedro na Faculdade
- > Viva o Nosso Chá!
- > Meu Divórcio
- > Esperei 68 Anos
- > Livro Crônicas de Pai
- > Memórias de Um Escritor Fictício
- > E, por falar em inclusão
- > Uma Explosão de Sentimentos
- > Dilemas e Paradoxos da Inteligência Coletiva
- > Pensar Não Ocupa Espaço
- > Luvas da Utopia
- > Inteligência social, índole coletiva e outras mazelas
- > Curso de Caligrafia para Médicos Já!
- > Qual Deus?
- > Amada Música Que Me Diz Respeito
- > Testando o Texto
- > Sejamos Incorruptíveis
- > Quando os Bons São Melhores
- > Quando Olho Para o Meu Filho
- > Revista/TV Reação
- > Missão Educar
- > Espaço Alexandria