Inteligência Social, Índole Coletiva e Outras Mazelas
Guto Maia*
29/08/2020 (Read in English)
Em seis meses de confinamento compulsório pudemos revisitar estudos teóricos clássicos e conversar com pessoas sobre o futuro da nossa condição humana de brasileiros, a partir do caos que se instalou. O viés ideológico de uma discussão a partir de uma crise mundial de saúde, demonstrou temperamentos, caráteres, índoles e intenções sombrias inimagináveis.
Este ensaio traz as teorias positivistas evolucionistas durkheimianas e o conceito de Anomia, Fato Social, Suicídio (altruísta, egoísta, anômico), e Solidariedade Orgânica/Mecânica; podem ajudar a construir os próximos passos, depois que o Brasil se livrar da pandemia e da atitude cínica de alguns políticos, se é que será possível, pelo menos um dos dois?
Objetivo
Analisar o comportamento social coletivo atuando sobre segmento das pessoas com deficiências, idosos e vulneráveis.
1. Por que em celebrações, a índole coletiva se mostra cúmplice, afetiva e orgulhosa, e em casos de risco iminente, as atitudes nem sempre são solidárias, há boicotes, muitos se acovardam, e alguns mostram-se extremamente egoístas e agressivos?
2. Como um grupo é capaz de mudar o seu comportamento (às vezes de forma irreconhecível), frente a situações-limites imprevistas de muito medo, estresse, catástrofe, acidentes graves e acontecimentos incontroláveis como uma pandemia?
Introdução
Gestores honestos.
Com a pandemia, mais do que nunca ficou evidente o quanto precisaríamos de gestores honestos.
Sobretudo nós, pais, mães, professores, familiares e amigos de pessoas com deficiências intelectuais, físicas, sensoriais, idosos e vulneráveis sociais.
Dependemos de gestores honestos.
Sucumbimos em ambientes de competição agressiva, disputas selvagens, pois não temos a “expertise” suficiente para sobreviver em ambientes desonestos.
Tópicos para reflexão:
- Como o Brasil pode se preparar para atender 97 milhões de idosos em 2050?
- O contato constante com o vírus da corrupção pode nos tornar imunes a ela?
- Em que medida a capacidade de organização de um povo depende dos seus gestores públicos?
- Como o povo brasileiro se reinventará, se a nossa principal virtude sempre foi a de promover aglomeração?
- A nossa população em 2050 será de 238 milhões. Que avanço tecnológico alcançaremos em 2050, que hoje ainda não acessamos?
- Quantas pandemias teremos pela frente nos próximo 30 anos?
- A inteligência humana pode estar mais comprometida na valorização da Justiça nos próximos anos?
- O intervencionismo do estado crescerá ou diminuirá até 2050?
- A políticas públicas se auto regularão nos próximos 30 anos?
- As forças políticas deixarão de privilegiar interesses corporativos?
- Os regimes políticos progressistas, moderados e conservadores tendem a ficarem parecidos, em função da corrupção generalizada?
- O que fazer para que a ética e os valores básicos do respeito humano tenham uma leitura coletiva consensual. É possível?
- Como a diversidade será absorvida pela sociedade nas próximas três décadas?
- Serão criadas novas ilhas de poder paralelo com vocação violenta?
- Os conflitos raciais se exacerbarão?
- As novas composições familiares contribuirão no combate à discriminação de gênero?
- A violência doméstica recrudescerá ou não nos próximos anos até 2050?
- Conflitos armados serão cada vez mais comuns?
- Quais profissões estarão absolutamente obsoletas em 30 anos?
- Quais ainda serão imprescindíveis?
- Qual será o papel da religiosidade nas próximas décadas?
Marcações: #CienciasSociais, #Comte, #Durkhein
Termos relacionados: dilemas, pandemia, covid-19, paradoxos, contradições, conflitos, contradições, distensões ético-políticas, ensaio, estudo, teoria, pesquisa, produção científica, método, prevalência, identidade, pertencimento, metodização, ambidestrismo intelectual, imersão acadêmica, psicossocial, multidisciplinar, interdisciplinar, inteligência social coletiva, organização do tempo, anomia, anômico, anômalo, instrumentos teórico-conceituais,
Referências:
COMTE, A. Curso de filosofia positiva. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia? São Paulo: Brasiliense, 2002.
MORAES FILHO, Evaristo (org). Comte: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
SCHNEIDER, Sergio; SCHIMITT, Cláudia Job. O uso do método comparativo nas Ciências Sociais. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, p. 49-87, 1998
Referências:
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
__________________. Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
___________________. Divisão do trabalho e suicídio. in: Durkheim. Coleção Grandes Cientistas Sociais, São Paulo: Ática, 1998.
SCHNEIDER, Sergio; SCHIMITT, Cláudia Job. O uso do método comparativo nas Ciências Sociais. Cadernos de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, p. 49-87, 1998.
HOBSBAWN, E. A Era das Revoluções: Europa 1789¿1848. São Paulo: Paz e Terra, 1991.
LEFORT, C. "Formação e autoridade: a educação humanista", em Desafios da escrita política. São Paulo: Discurso Editorial, 1999.
ROUSSEAU, J. J., O Contrato Social e outros escritos, Editora Cultrix, São Paulo, 1978.
WEFFORT, Francisco (org.), Os clássicos da política, Editora Ática, São Paulo, 2000.
*Guto Maia - José Augusto Maia Baptista
Gestor educacional
PESQUISADORES RESPONSÁVEIS / FUNDADORES 1a. Escola do Pensamento Fora do Padrão Prof. Guto Maia (José Augusto Maia Baptista) (Linktree: https://linktr.ee/prof.gutomaia) ID Pesquisador ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5694-4460 Pedro Rosengarten Baptista (Linktree: https://linktr.ee/pedrorosengartenbaptista) ID Pesquisador ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3394-8634 Membros Comunidade de Talentos ONU |
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