SOBRE GUTO MAIA

Foto: Cristina Sampaio

José Augusto Maia Baptista – Prof. Guto Maia, 67 anos. 

Atualizado: 22/02/2020 07:36

Guto Maia é professor pesquisador especialista em Educação Adaptada; Mentor, Curador e  coordenador de Eventos Acadêmicos, há 21 anos;

- Articulista da Revista Reação e palestrante credenciado do Memorial da Inclusão, ligado à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

- Educador Social no Instituto Yara Angelini, mantenedor do NEED (Núcleo de Especialização e Estudo das Deficiências), que atende 50 famílias de pessoas com deficiências na região de Heliópolis, há 20 anos.

- Professor convidado do Ministério Público e IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação), na atribuição de coordenador de projeto social no SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes), da Prefeitura de Taboão da Serra, entre 1917 e 1918.

- Idealizador e coordenador parceiro do Memorial da Inclusão no lançamento dos projetos: “Cidades que me Dizem Respeito”, “Década da Inclusão”, “Projeto Autistas Independentes Tecnológicos”, “Raciocínio Diverso”, “Dilemas da Educação Inclusiva”, “Vamos conversar com a conexão?, “TV Need”,  “Programa Geopolítica no Mundo”, “Tecnologia para Humanidade”, e o “Prêmio Inclusão Sem Limites”, uma parceria da Associação Comercial de São Paulo, onde é Conselheiro Consultivo, e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

- Conselheiro Gestor de Saúde CER III Sé /SUS  Eleito biênio 17/18.

- Conselheiro associado da ACSP - Associação Comercial de São Paulo, tendo participado da organização dos eventos: Prêmio Marco da Paz - Inclusão Sem Limites, Feira da Saúde e Natal Iluminado de São Paulo. 

- Professor convidado coordenador de aulas, palestras, seminários, e outros eventos acadêmicos  na Pós-Graduação Estácio, Faculdade Santo André, Anhembi-Morumbi,  UNIP, Faculdade Anhanguera, Instituto Passadori; Câmara Municipal de Ubatuba; Uniceu Inácio Monteiro; APAE's de Ubatuba, Santos, Araras, Gramado, Porto Alegre; Ceren (Araras), SESC Consolação, SESC Santo Amaro, SESC Campinas, Escritório do Google Brasil/SP, Instituto Federal de Poços de Caldas, e associações de pessoas com deficiências, idosos e entidades para pessoas em estado de vulnerabilidade.

- Tem formação multidisciplinar, cursando 13 faculdades: Dr. Clóvis Salgado, Brás Cubas, Uni Santana (Administração de empresas), Faculdade de Belas Artes de SP (Arquitetura e Urbanismo), UFMG - Minas Gerais (Extensão em artes Plásticas), Unopar (Pedagogia) , Unip (Pedagogia), Unicid (Pedagogia), Faculdade Messiânica (Pedagogia), Cruzeiro do Sul (Pedagogia), USP (Curso de Música Brasileira e Filosofia & Ética), 

- Atualmente cursa Ciências Sociais, na Universidade Nove de Julho (Uninove), juntamente com seu filho Pedro, que pretende ser Antropólogo, com especialização em Estudos Africanos e ênfase em Genética Humana. O projeto é que ambos cursem o bacharelato, mestrado e doutorado nos próximos 10 anos.

- Seu maior sonho para a próxima década é criar uma Universidade para adultos e idosos com e sem deficiências, uma instituição autossustentável que promova a profissionalização dos seus alunos, e que se torne também uma residência assistiva.

 

Email: maiagutomaia@uni9.edu.br

Fone: 99378-4603     |     97644-5061

UA-12170444-1