Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência
SNDPD – CLIPPING 08.09.2022
ELEIÇÃO
Fonte: Rio Mar
Eleitores com deficiência poderão ser auxiliados durante a votação
A Constituição de 1988 restaurou os direitos políticos dos brasileiros, como por exemplo a votação. Por meio dela, o voto passou a ser direto, secreto e com valor igual para todos. Garantia que a aposentada, Veriana Queiroz, quer ter nas Eleições de 2022. Use as setas para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume. Para garantir esse direito às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o Ministério Público Eleitoral expediu orientação aos promotores eleitorais no Amazonas com a finalidade de que adotem as medidas necessárias visando o acesso deste público ao direito de voto. Garantindo a acessibilidade aos locais, bem com as urnas; além da permissão de que sejam auxiliados na votação por uma pessoa de sua escolha, inclusive permitindo que a mesma digite os números na urna.
CURSO
Fonte: Folha do ABC
Senai oferece curso para pessoas com deficiência
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) promove, a partir de outubro, um curso gratuito de Inspetor de Qualidade voltado para pessoas com deficiência do Grande ABC. As inscrições estão abertas até esta sexta (9/9). A iniciativa é promovida pelo Senai de São Caetano e tem apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O curso, com carga horária de 160h, será realizado de 10 de novembro a 8 de dezembro. Serão duas turmas (das 8h às 12h ou das 13h às 17h), com aulas de segunda a sexta-feira. As inscrições devem ser realizadas na sede do Senai de São Caetano (Rua Boa Vista, 825, Bairro Boa Vista).
PROJETO
Fonte: Maringá Post
Maringá realiza o ′Dia D Empregar′ com vagas para pessoas com deficiência
A Prefeitura de Maringá tem ações e projetos que unem a geração de empregos e inclusão social. Como acontece no ′Dia D Empregar′, que oferece vagas de trabalho para Pessoas com Deficiência (PCD). O evento acontecerá no dia 16 de setembro, na Agência do Trabalhador (Av. João Paulino Vieira Filho, 917). A ação terá 30 estandes na Agência do Trabalhador para empresas interessadas em oferecer vagas de trabalho a pessoas com deficiência. O prazo para inscrição é até 13 de setembro e os interessados podem procurar diretamente a Agência (ver abaixo). Se mais empresas se apresentarem, as vagas serão registradas no sistema, para que sejam feitos encaminhamentos posteriormente.
ACOLHIMENTO
Fonte: Meio Norte
Acolhimento integral para pessoas com deficiência em Teresina
A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Teresina (APADA) atua há 30 anos realizando um trabalho social que vai desde o atendimento médico até o apoio educacional. A instituição funciona a partir da ajuda da Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde, e do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A entidade funciona com dois polos. O de saúde, através da Clínica Apada, funciona atendendo 200 crianças, jovens e adolescentes, sobretudo deficientes auditivos, mas também muitos estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) e com deficiência intelectual.
ATENDIMENTO
Fonte: Diário do Transporte
SMTT fiscaliza acessibilidade nos veículos do transporte coletivo de Aracaju (SE)
A SMTT (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) de Aracaju (SE) realizou na madrugada da terça-feira, 6 de setembro de 2022, mais uma vistoria na garagem de uma das empresas responsáveis pelo transporte coletivo da capital, verificando os itens de acessibilidade dos ônibus. De acordo com a prefeitura, os fiscais testaram o funcionamento dos elevadores, acentos reservados para pessoas com deficiência e obesidade, e os adesivos de sinalização de prioridade. “Como em qualquer equipamento mecânico, é natural que ocorram problemas. O importante é a ação de fiscalização que fazemos constantemente e o compromisso da empresa em sanar a questão, entregando o melhor produto para a população. Nosso objetivo é ter um transporte público cada vez melhor”, afirma o superintendente da SMTT, Renato Telles.
SNDPD – CLIPPING 06.09.2022
CURSO
Fonte: Governo Federal
Curso sobre aspectos históricos das doenças raras está com inscrições abertas
Interessados já podem se inscrever no curso ‘Doenças Raras: aspectos históricos, sociais e biológicos’. A capacitação foi desenvolvida pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPD/MMFDH) em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Totalmente on-line e gratuito, o curso tem duração de 30 horas e abordará as seguintes temáticas: Doenças raras; Cuidado centrado na pessoa e no modelo biopsicossocial em saúde; A história por trás da história das doenças raras e dos medicamentos órfãos; Doenças raras e medicamentos órfãos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa; Definição e contextualização das doenças raras; O diagnóstico de doenças raras e seus impactos; Classificação, tratamento e pesquisas sobre doenças raras.
Fonte: Prefeitura de Guarulhos
Prefeitura forma profissionais do transporte escolar no atendimento de pessoas com deficiência
No último sábado (3) 25 condutores e auxiliares do transporte escolar participaram do curso gratuito para atendimento de pessoas com deficiência no transporte escolar no auditório da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI), no Macedo. Promovida pela Prefeitura de Guarulhos, a iniciativa visa a compartilhar conceitos, técnicas e formas de abordagens mais adequadas para o transporte seguro desses estudantes, além de sensibilizar os profissionais. O curso é obrigatório para os que pretendem trabalhar com o segmento e segue a lei municipal 6.768/2010. Foram apresentados os tipos de deficiência existentes, os participantes foram estimulados a repensar seus métodos de abordagem e possibilidades para resolver conflitos dentro do veículo escolar foram mostradas.
CONFERÊNCIA
Fonte: CGN
Cascavel prepara a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
O município de Cascavel já prepara a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cascavel que acontece no próximo dia 25 de novembro. O evento terá como tema: “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência” e será realizado no Auditório da UNIPAR, das 08h às 17 horas. O objetivo será de discutir, sugerir e deliberar sobre as propostas oriundas das pré-conferências, para efetivação da Politica Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência no município.
REABILITAÇÃO E ACESSIBILIDADE
Fonte: Prefeitura de Guarulhos
Prefeitura leva pessoas com deficiência para feira de reabilitação e acessibilidade
A Prefeitura de Guarulhos levou no último sábado (3) um grupo de 42 pessoas com deficiência atendidas pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) para visitar a 17ª Reatech Brasil - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, realizada no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (São Paulo Expo), na Capital. Na oportunidade as pessoas com deficiência visual conheceram os estandes com tecnologias assistivas e testaram aparelhos como os óculos que fazem leitura como um escâner, impressoras Braille eletrônicas, ampliadores de telas, aparelhos de medição de pressão arterial com áudio, máquinas de cartão de crédito acessíveis, jogos adaptados como damas e xadrez, além de verificar terapias com animais e esportes adaptados.
CARTILHA
Fonte: Prefeitura Municipal de Limeira
Cartilha conscientiza sobre acessibilidade no comércio
O prefeito Mario Botion participou na manhã desta segunda-feira (5) do lançamento da campanha “Movimento Inclusivo”, que prevê a conscientização dos comerciantes sobre a necessidade de promover a acessibilidade dentro de seus estabelecimentos. A iniciativa é da Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda) e da Associação Comercial e Industrial de Limeira (Acil), com apoio da Prefeitura, do Fundo Social e de diversas outras instituições. O lançamento da campanha contou com a presença do presidente da Ainda - entidade que sediou o evento Thales de Aguiar Tavares Neto, e do presidente da Acil, José Mário Bozza Gazzetta.
TECNOLOGIA E ACESSIBILIDADE
Fonte: Veja
Museu do Ipiranga reabre, enfim, com aposta em tecnologia e acessibilidade
No dia 7 de setembro de 1895, o Museu do Ipiranga, então nomeado Museu de História Natural, foi fundado em São Paulo para ser um edifício-monumento em celebração à Independência do Brasil. Naquela época, a acessibilidade não era um tema que sensibilizava a sociedade, fazendo com que a imponência de instituições como o Ipiranga ficasse longe do alcance de pessoas com algum tipo de deficiência. Prestes a reabrir as portas neste dia 7 de setembro, exatos 127 anos após sua fundação e na data do bicentenário, o museu aproveitou a longa reforma para apostar em acessibilidade e tecnologia.
|
|
SNDPD – CLIPPING 05.09.2022
CADASTRO ÚNICO
Fonte: Sistema MPA
Cadastro Único realiza ação sobre inclusão das pessoas com deficiência
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou ações de reflexão sobre a inclusão de pessoas com deficiência. As atividades foram promovidas pelo Setor Central do Cadastro Único, em sua sede. Na oportunidade, foi falado sobre a importância da inclusão desse público em todas as Políticas Públicas, que proporcionem o acesso aos serviços, programas, projetos e benefícios. O tema “Sem Limitações para Garantir Direitos”, foi trabalhado juntamente com a distribuição de panfletos e orientações. No mesmo dia, às 10h, foi realizado o momento musical: “Cantar sem Limite pra Sonhar”, com o deficiente visual e compositor de rap, Rafael Bruno Fagundes dos Santos.
ACESSIBILIDADE
Fonte: Rota Jurídica
Notícias do TJGO passam a contar com audiodescrição para pessoas com deficiência visual
Ao acessar as notícias do site do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o usuário encontrará uma novidade que vai facilitar a vida de pessoas cegas ou com algum grau de deficiência visual. Já é possível ouvir a audiodescrição do conteúdo jornalístico publicado no site e na intranet do TJGO. A inciativa é do Centro de Comunicação Social (CCS) e está focada nas metas de transparência e acessibilidade da atual gestão, liderada pelo desembargador Carlos França. A ferramenta foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação.
COTIDIANO
Fonte: O Popular
Alunos da APAE encenam as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, desenvolvida de 21 a 28 de agosto, pela Federação Nacional das Apaes, desde 1963. Foi introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017 para promover ações e conteúdo, visando conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas, de organização social e de políticas públicas para promover a Inclusão desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. A cada ano é definido um tema, que busca conscientizar a sociedade acerca de determinadas necessidades para inclusão plena e para 2022 o assunto escolhido foi “Superar barreiras para garantir a inclusão.”
Fonte: Campo Grande News
Vagas para pessoas com deficiência crescem 82,86%, mas acesso não é nada fácil
As vagas disponíveis para PCDs (Pessoas com deficiência) tiveram aumento de 82,86% em Mato Grosso do Sul, no período de um ano. Conforme a Funtrab (Fundação de Trabalho), enquanto em agosto de 2021 foram oferecidas 776 vagas, no mesmo período deste ano, o número passou para 1.419. A maioria, no entanto, oferece salário mínimo. O acesso para muitas pessoas com desafios físicos ou mentais impostos é complicado. É o caso da Mayara Samuel dos Santos da Silva, de 27 anos, que nasceu com deficiência auditiva. Com o Ensino Médio completo, ela conta que está na luta por oportunidade no mercado de trabalho há 3 anos. Ela mora no Portal Caiobá, junto com a mãe, irmão e filha. Em seu último emprego na Secretaria Municipal de Educação, ficou por 1 ano e 4 meses, mas foi dispensada.
SAÚDE
Fonte: Diário Popular
Pessoas com deficiência podem ser vacinadas à domicílio
A Secretaria de Saúde está vacinando a população de pessoas com deficiência contra Covid-19, em Rio Grande. Nesse momento a vacinação para pessoas com comorbidades específicas, como é o caso das pessoas com paralisia cerebral e autistas, está sendo feita por idade de 18 a 39 anos. Pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, podem solicitar atendimento à domicílio para as equipes de Estratégia de Saúde da Família dos postos de saúde. A vacinação em casa também pode ser solicitada pelo link disponível na página da prefeitura na internet ou no Posto IV (canalete). |
|
PESQUISADORES RESPONSÁVEIS / FUNDADORES 1a. Escola do Pensamento Fora do Padrão Prof. Guto Maia (José Augusto Maia Baptista) (Linktree: https://linktr.ee/prof.gutomaia) ID Pesquisador ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5694-4460 Pedro Rosengarten Baptista (Linktree: https://linktr.ee/pedrorosengartenbaptista) ID Pesquisador ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3394-8634 Membros Comunidade de Talentos ONU |
-
>
Projeto Científico-Social
- > Idealizadores
- > MARCAS
- > 1o. Congresso Internacional Cérebro Fora do Padrão
- > ODS/ONU
- > Grandes histórias de vida
- > Carnaval22
- > Case de Sucesso
- > Seminário Camandudaia
- > Portfólio
- > Semana
- > Congresso
- > O que se fala de Guto Maia
- > Contato
- > Pedro Rosengarten Baptista
- > África, um olhar
- > Guto Maia
- > na web
- > Dicionário de Rimas
- > Digestivo Cultural
- > Overmundo
- > Pensador
- > Currículo Detalhado
- > Curriculo Resumido
-
>
Líderes Mundiais
- > Mulheres Fortes
- > Conselho de Notáveis
- > Pessoas-Símbolos
- > Mães Atípicas
- > Universo Investidor
- > Museu da Inclusão
- > Secretaria Nacional Deficiência
- > Direitos Autorais x Indenização Moral
- > Psicologia da Educação
- > Lei 13146-15
- > Justiça e Política Educacional
- > Leis do Autismo
- > Direitos do Autista
- > Ensino Por Outro Caminho
- > Banners-Frases
- > Revista/TV Reação
- > Missão Educar