APRESENTAÇÃO
O nosso projeto é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Especialmente, os ODS/ONU nº4 (Educação de Qualidade) e nº 10 (Redução das Desigualdades).
Somos Membro da Comunidade de Talentos da ONU, articulando desde janeiro/2021, um grupo de cerca de uma centena de Líderes Mundiais, de reputação pública relevante, ativismo e produção acadêmica reconhecia, convidando-os para o 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DA PESSOA FORA DO PADRÃO, e apresentarem os seus estudos na área da pessoa com deficiência, diversidade, envelhecimento e pessoas vulneráveis sociais.
O Congresso está previsto para acontecer em fevereiro de 2022.
No decorrer do ano, artigos, palestras, seminários, grupos de estudos, ações e produção assistiva farão parte do acervo de criação da 1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO, que buscará dar visibilidade a todos os integrantes do grupo, divulgando os seus projetos e criando um diálogo público permanente através de entrevistas, lives e divulgação das suas propostas em canais especializados.
A médio e longo prazo, a intenção é investir na formação acadêmica de uma geração inédita de cientistas assistivos em uma década, aproximando do ensino de nível superior, pessoas que dificilmente conseguiriam manter-se numa universidade sem mediação qualificada, suporte especializado e mentoria personalizada. Principalmente, adultos e idosos com deficiências intelectuais.
O PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO – 1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO, está desenvolvendo vários produtos educacionais, humanitários e de tecnologia assistiva, criando Núcleos de Ação, Inteligência Solidária e Pluralidade Sem Fronteiras.
Os dois primeiros produtos são o NESA Brasil (Núcleo de Ensino Superior Adaptado), e o 1º CONGRESSO DA PESSOA FORA DO PADRÃO. Outros produtos e projetos serão apresentados no decorrer dos próximos meses. Também criaremos ramificações nas áreas de Mercado de Trabalho, Moradia Assistiva, Direitos, Envelhecimento, e tudo o que diga respeito à acessibilidade e dignidade da PESSOA FORA DO PADRÃO.
Nossos Líderes Mundiais: https://doisdobrasil.com/lideres-mundiais/
Há muita sabedoria envolvida na atuação de cada um deles. São pessoas de mentes brilhantes e temos muito orgulho de tê-los conosco neste projeto de construção humanitária. Buscaremos promover da melhor forma possível todas as suas propostas assistivas.
O PRINCÍPIO
Janeiro de 2021 é o MARCO ZERO deste projeto acadêmico interuniversidades, polidisciplinar e multimeios que, de forma inédita, aplicará a INTELIGÊNCIA SOLIDÁRIA.
O PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO é um Sistema de Aprendizagem para a PESSOA FORA DO PADRÃO, que envolve um grupo de pesquisadores acadêmicos, professores, ativistas, familiares e profissionais assistentes da pessoa com deficiência e afim, que atuará na orientação, administração, arquivamento, catálogo, divulgação, produção, compartilhamento e Criação Intelectual de Ciência e Tecnologia Assistiva.
É um guarda-chuva de Conhecimento Inovador.
Cada educador terão seus ensaios e projetos individuais divulgados e compartilhados pelo grupo como estímulo e fortalecimento da PESQUISA CIENTÍFICA.
O grupo promoverá aulas, debates, encontros híbridos e presenciais, consultorias, mentorias, mediações, intervenções sociais, seminários, simpósios, exposições, conferências, congressos, lives e eventos assistivos criados para a PESSOA FORA DO PADRÃO (nessa categoria enquadra-se a pessoa autodeclarada ou considerada inadequada pelo seu meio social), independente da deficiência, gênero, idade, raça ou credo).
A 1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO aproximará talentos e interesses acadêmicos para estimular o RACIOCÍNIO CRÍTICO CIENTÍFICO, consolidando-se como PLURAL e SEM FRONTEIRAS.
Será organizado o 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DA PESSOA FORA DO PADRÃO, previsto para o segundo semestre.
A longo prazo, o PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO investirá na formação de uma nova geração de JOVENS CIENTISTAS ASSISTIVOS. Nossa intenção é formar doutores em Desenvolvimento Humano, Reabilitação, Inovação, Ciência e Tecnologia Assistiva.
É um projeto inédito e a sua construção se dará de forma dinâmica, solidária, juntando competências e responsabilidades de forma universal, interdisciplinar e multiplataformas.
O que consideramos o PADRÃO SOCIAL?
São princípios, regras, normas e valores complexos impostos pela sociedade na educação do indivíduo, para proteção dos interesses dessa mesma sociedade. Quem não se enquadra nessa determinação sofre discriminação, preconceito e punição.
A pessoa é definida FORA DO PADRÃO por opção, convicção, distúrbios ou transtornos emocionais, psíquicos, mentais, intelectuais, sensoriais, físicos e motores.
É com essa pessoa que queremos dialogar.
Historicamente, essa pessoa sempre sofreu punição social, inclusive, dentro da própria família. Nossas discussões buscarão entender as raízes dessa inadequação, e reverter o raciocínio visando demonstrar o quanto o poder instituído se tornou perverso para essa pessoa.
Vivemos um momento propício à readequação e redefinição do conceito de Justiça Social, graças à distopia que se seguirá a uma pandemia mundial sem precedentes na História Moderna, que veio demonstrar o quanto a sociedade é enferma e desprotegida, exigindo o questionamento de todos os seus valores.
Nossa proposta é a sobreposição de argumentos inteligentes construídos com lógica e bom-senso, sobretudo com base científica. É previsto um crescimento exponencial e orgânico.
Desses produtos intelectuais derivarão artigos, ensaios, sites, páginas e CONTEÚDO ASSISTIVO de toda natureza estimulando o debate e o raciocínio diverso.
QUEM CONSIDERAMOS PESSOA FORA DO PADRÃO?
Pessoa fora da média que sofre da sociedade o PRESSUPOSTO DA INADEQUAÇÃO, o que torna a sua autoestima instável.
Dentro dessa categorização, consideramos a pessoa com deficiência em todos os níveis, especialmente as que necessitam mediação cotidiana, pessoa diversa, idoso e pessoas vulneráveis sociais com potencial subestimado.
QUEM É O LÍDER FORA DO PADRÃO?
O Educador natural, aquele que demonstra sabedoria nos detalhes das suas atitudes. Basta estar próximo dele para absorver um grande aprendizado, mesmo sem ele ser o centro das atenções. É este perfil de liderança que estamos juntando com muita responsabilidade.
Desta prospecção, fazemos o convite ou recebemos indicação idônea, segundo nossos critérios pré-definidos de reputação, produção acadêmica, competência profissional e dignidade humana.
O SONHO DE SAIR DA INVISIBILIDADE E SER FELIZ
ORIGEM DO NOME DO PROJETO
Cartilha Caminho Suave
O nome ENSINO POR OUTRO CAMINHO foi inspirado numa reflexão sobre a capa da Cartilha CAMINHO SUAVE, que alfabetizou várias gerações, a partir dos anos 60.
A ilustração mostra um casal de crianças de uniforme escolar caminhando por uma alameda arborizada, tendo no fim do caminho um prédio que sugere o objetivo bem-sucedido da vida estudantil e um futuro brilhante até a universidade.
Esta cena é muito significativa para jovens de habilidades preservadas, mas não representa a realidade das crianças com deficiências intelectuais, físicas ou sensoriais, que jamais terão pela frente um caminho suave na escola, e muito menos se qualificarão para o ensino superior.
Daí, surgiu a ideia da 1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO - ENSINO POR OUTRO CAMINHO, que atuará em todos os espaços onde a escola convencional deixou a desejar na formação da pessoa com deficiência.
FILOSOFIA EDUCACIONAL
Objetivo: Viabilizar de forma assistiva o Ensino de Nível Superior para a pessoa com deficiência e afim.
Neologismo: Ensinoaprendizado - Conhecimento por Camadas de Sabedoria, Experiência e Generosidade.
JUSTIFICATIVA
Ninguém desaprende o que aprendeu para aprender o novo, tudo vai-se sobrepondo e sedimentando-se. Mas, no universo da deficiência, a evolução será instável, irregular e o resultado sempre deixará a desejar.
Este é um projeto inédito e ousado de ÉTICA ASSISTIVA e INTELIGÊNCIA SOLIDÁRIA, desenvolvido por pessoas raras e fora do padrão. O seu diferencial é a reputação pública inquestionável de todos os envolvidos.
UniversidadePROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO
1ª UNIVERSIDADE DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO
DEPOIMENTOS SOBRE O PROJETO:
Universidade Alex Garcia
1ª UNIVERSIDADE DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO - PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO
Visão: Ser referência sem fronteiras, indispensável na educação assistiva propiciando reconhecimento e segurança ao ecossistema da comunidade da pessoa de pensamento fora do padrão.
Missão: Despertar uma cultura plural de convivência plena.
Valores: Transparência, ética, generosidade, experiência, sabedoria e bom-senso.
|