ENSINO POR OUTRO CAMINHO.ENSINO POR OUTRO CAMINHO.

PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO Leia mais

 

 

 

Fiança para CriançaFiança para CriançaRUDIMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA INICIANTES

Cartilha feita por pais e mães que constroem um futuro melhor para os filhos, mesmo diante de uma realidade desfavorável.

 

#RELATO 1

Tenho um filho autista.

Isto é um DIAGNÓSTICO.

Sou corajoso. Isto é uma constatação.

Tenho medo do presente e do futuro financeiro do meu filho, pois, apesar de ele ser um autista considerado leve dentro do TEA (Transtorno do Espectro do Autismo), ele não consegue fazer cálculos matemáticos simples, e não tem a mínima noção de valores financeiros.

 

Portanto, apesar de ter 21 anos, é uma presa fácil da maldade do mundo, e será eternamente uma criança, no quesito dinheiro. Consequentemente, dependerá de pessoas honestas o tempo todo o resto da vida.

 

Por isso, a proposta desta cartilha é ser um repositório de relatos verdadeiros de familiares que querem respostas imediatas. Todos têm consciência que respostas vêm em curto prazo, mas soluções são mais demoradas e até impossíveis.

Mas, isto não pode nos tirar o direito de SONHAR.

 

A resposta imediata é a ação, mesmo que insegura, a demonstrar o empenho e comprometimento com o bem-estar geral da criança, tornando o mundo favorável, e não apenas tentando tornar a criança favorável para o mundo.

 

O meu filho com deficiência custa mais caro que os outros filhos custaram. Isto é uma realidade. Ele não produzirá renda com a mesma desenvoltura que os outros mais velhos construíram. Isto é fato. Tive mãe cadeirante por 12 anos, e sei o quanto faltou.

 

Portanto, preciso me programar organizada e disciplinadamente e ORÇAR os custos do meu sonho, dentro das perspectivas de que disponho, para conseguir mais autonomia e necessitar menos da ajuda do governo e dos familiares.

 

Chego à conclusão de que se conseguir juntar regularmente uma provisão, por menor que seja, terei mais chances de solucionar o maior dos dilemas que assola famílias de pessoa com deficiência: “o que será dela, quando eu morrer?”

 

Pelo fato lógico, que se eu deixar uma provisão que será administrada por pessoas honestas, o futuro do meu filho estará assegurado, independente da minha presença. Saber disso é um alívio!

 

Então POUPAR, passou a ser uma obsessão que pretendo perseguir nos próximos anos para garantir, não apenas a qualidade da minha velhice, mas a segurança futura do meu filho autista.

 

Todo o meu planejamento financeiro será pensado no eixo: RENDA FAMILIAR-POUPANÇA, sendo destinada à última, uma porcentagem pétrea a ser negociada.

 

Graças ao recente contato que tive com a metodologia DSOP (diagnosticar, sonhar, orçar, poupar), pude perceber que esses princípios básicos, simples e mensuráveis, podem nortear todo o nosso planejamento familiar, para realizar o sonho de ter um futuro seguro para os nossos filhos.

 

Guto Maia*, gestor educacional, pai do Pedro, autista, 21 anos.

 

Ficha de fixação conceitualFicha de fixação conceitual

 

Finança PARA Criança
#ParaTodosVerem
Banner fundo branco com ilustração de dois carneiros à esquerda: um filhote claro e um adulto cinza de cara preta, com chifres retorcidos em espiral. À direita, o texto: FINANÇA PARA CRIANÇA. Estímulo ao raciocínio lógico-financeiro para uma poupança familiar inteligente.

LOGOMARCA Carneiro adulto, representando força, proteção e sabedoria. Carneiro filho, representando confiança, aprendizado e juventude.

#RELATO1 #relatos #teses #jovenscientistas #financaparacrianca #lattes #revistareacao #reacao #programageopoliticanomundo 

 

 

 ENSINO POR OUTRO CAMINHOENSINO POR OUTRO CAMINHO

ENSINO POR OUTROS CAMINHOS

Bem-vindos ao Sistema de Aprendizagem para Pessoas Fora do Padrão.

Igualdade, Equidade, Inclusão.

Entrem e sintam-se em casa. Vamos trocar muito conhecimento.

Facebook: http://www.facebook.com/ensinantes

 

 


 

NOSSA FUNÇÃO SOCIAL

Propósito de Vida: Investir na formação de Jovens Cientistas.
Missão: Ensino-Aprendizado.
Valores: Que os nossos alunos sejam a reserva de reputação e amor próprio cultivados dia após dia. Eles nos ajudam a construir um patrimônio de confiança que aumenta em dignidade com o tempo.
É o que espera um professor: produzir aprendizes melhores do que ele conseguiu ser. Senão, não há Epistemologia que evolua solidamente.
O aprendizado se dá por camadas. Ninguém "desaprende" o que aprendeu para aprender algo novo. Portanto, somos a somatória de tudo o que de bom e ruim fizeram os que vieram antes.
Cabe a nós preparar e pavimentar o caminho para os próximos que virão.

ENSINO POR OUTRO CAMINHO - A 1º ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO
www.doisdobrasil.com

UA-12170444-1