Conteúdos de apoio à pessoa com deficiência

PROJETO DÉCADA DA INCLUSÃO

Os novos caminhos do ensino aprendizagem

(08 de junho de 2019 a 08 de junho de 2029). Uma proposta de Iniciação Científica.

Lançamento do PROJETO DÉCADA DA INCLUSÃO – OS NOVOS CAMINHOS DO ENSINO APRENDIZAGEM, no MEMORIAL DA INCLUSÃO, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo.

Dia 08 de junho de 2019 

Estamos muito honrados de apresentar um novo projeto: a “DÉCADA DA INCLUSÃO” no Memorial da Inclusão, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, que é o nosso porto seguro, de onde partimos e sempre voltamos para validar novas caminhadas nesse terreno árido da Inclusão. 

Esse é o nosso terceiro grande projeto a partir do Memorial: o primeiro foi “CIDADES QUE ME DIZEM RESPEITO”, que já visitou 10 cidades e um país; o segundo foi o “ PRÊMIO MARCO DA PAZ – INCLUSÃO SEM LIMITES”, no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela ONU, e que já passou a fazer parte do calendário oficial da cidade em 3 de dezembro, em parceria com a Associação Comercial de São Paulo, onde atuo como Membro do Conselheiro Consultivo

O PRÊMIO MARCO DA PAZ – INCLUSÃO SEM LIMITES foi idealizado no Gabinete Marco da Paz, na ACSP, do Sr. Gaetano Brancati Luigi, grande apoiador do nosso ativismo inclusivo. 

Agradecemos imensamente a Elza Ambrósio e Equipe Técnica do Memorial pelo suporte sempre competente e carinhoso; e à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na pessoa da sua líder, Dra. Célia Leão, por nos permitir estar na sua casa hoje; e a todos os conselheiros e convidados presentes.

 

JUSTIFICATIVA
Este projeto inédito é a constatação clara e nossa aposta de que estamos entrando na DÉCADA DA INCLUSÃO - Os Novos Caminhos do Ensino Aprendizagem, onde tudo será oferecido por multimeios e de forma multidisciplinar. Professores, educadores, gestores em geral e empreendedores têm que se conscientizar de que ninguém ensina mais apenas, sem aprender simultaneamente. A internet criou essa via expressa de mão dupla. Quem não aceita vai ficando fora do mercado. Mais do que nunca viveremos uma Era de Empreendedorismo Educacional, onde todos aprenderão e ensinarão simultaneamente. O professor será a partir de agora um mediador, um apontador, um curador. A prepotência do "Senhor do Saber", que alguns mestres ostentavam, não existe mais. Os embates na área das ideias serão mais silenciosos e inteligentes, mais democráticos e com menos foco nas atribuições personalistas.

 

CRIAÇÃO E PLANEJAMENTO

O nosso PROJETO DÉCADA DA INCLUSÃO, foi gestado dia após dia, durante os 20 anos de aprendizado diário com o Pedro Rosengarten, meu filho autista, e meus alunos com deficiências. Buscamos qualificação e certificação dos conteúdos e protocolos que queremos desenvolver no Memorial da Inclusão, nos preceitos da ONU, e, sobretudo ouvindo e seguindo quem sempre lutou pela causa inclusiva, os ativistas que nos antecederam, muitos desses precursores inclusive estão aqui nessa sala hoje, a quem somos imensamente gratos. Transformamos os nossos defeitos em qualidades graças a eles e entregamos agora o resultado da forma mais honesta e sincera possível.

Este projeto se inicia com a intenção de criar em 10 anos uma nova geração de jovens cientistas na área da INCLUSÃO.

 

UM QUEBRA-CABEÇA VIRTUAL

Descobrimos que, mais do que buscarmos desesperadamente respostas para as nossas aflições, deveríamos criar ESTRATÉGIAS & SOLUÇÕES diárias para uma sobrevivência minimamente feliz.  Passamos a publicar pelo menos uma boa ideia por dia, nas mais variadas formas, usando textos e imagens nem sempre correlatos ou conexos.

A nossa estratégia foi conteudista. Todos os dias, desde os anos 80 (a internet chegou ao Brasil em 88, na área acadêmica), publicamos no mínimo um conteúdo ONLINE – intermitentemente a partir de 96, em pelo menos uma mídia eletrônica.  Sempre apresentando algo sobre o que acreditamos tenha a ver com SOLUÇÕES possíveis para os DILEMAS do nosso UNIVERSO INCLUSIVO. A ideia foi espalhar rastros, peças de um quebra-cabeça durante anos para serem juntadas a cada tempo, em código aberto. Compusemos um painel de conteúdos para uso gratuito e coletivo, no mesmo espírito de rede que inspirou e originou a WEB. Seríamos como já havia sido a vida minha inteira, participantes invisíveis coadjuvantes dos avanços da Humanidade. E, a partir de agora, a nossa atuação será cada vez mais pública, em processo virtuoso.

 

PARCERIAS

Além da Associação Comercial de São Paulo e do Memorial da Inclusão, trazemos apoios e parcerias já construídas com várias entidades nacionais e internacionais como a Phorte EducacionalPós-Graduação EstácioFaculdades FMUFaculdade de São CaetanoFaculdade DouradoUNIPUNICIDProjeto JEDA Santo AndréOficina dos MenestréisInstituto Olga KosDemian MaiaDrogasilClínica de Especialidades Figueiredo & Lima, SAICA Municipal de Taboão da SerraIBFC TaboãoUPTime TaboãoUnibesIAG GrajaúEscola La Rueda ChileUniversidad Politécnica Salesiana del Ecuador, e tantas outras instituições que traremos no decorrer da caminhada. O projeto dará suporte a várias associações de pessoas com deficiências, das quais uma delas tenho especial orgulho de participar da coordenação: o PROJETO AUTISTAS INDEPENDENTES, que representa 40 famílias de autistas adultos e cujas coordenadoras estão também presentes: a Silvia Jansen (geneticista) e Maria Auxiliadora Vieira da Silva (psicóloga). Outro instituto ao qual somos ligados é o NEED (Núcleo de Especialização e Estudo das Deficiências), que atende 50 famílias na região de Heliópolis, e muitas outras instituições, corporações, empresas, empreendedores e empresários que se associarão ao Projeto nas próximas etapas.

 

PESQUISA CIENTÍFICA

A nossa proposta na área da pesquisa é criar uma década de incentivo à INICIAÇÃO CIENTÍFICA INCLUSIVA em todas as áreas do Conhecimento, incluindo óbvio pesquisadores com deficiências. O desafio é fomentar uma nova geração de jovens cientistas brasileiros que se especializarão no Universo Inclusivo nos próximos 10 anos. Isso ajudará nos diagnósticos mais rápidos e literatura de apoio confiável. Simultaneamente, vamos prospectar, capacitar, qualificar e credenciar novos multiplicadores: palestrantes, ministrantes de cursos profissionalizantes para pessoas com deficiências e seus familiares. A empregabilidade estará permanentemente na pauta, repercutindo inclusive tudo o que se discutirá hoje, dia 8 de junho de 2019, nos painéis da mesa seguinte que será composta por palestrantes que falarão sobre empreendedorismo, nesse evento organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

 

PALESTRAS, CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Nossa meta na Educação Inclusiva é criar cursos em nível superior adaptados às pessoas com deficiência, pós-graduações, etc, onde os professores também serão inclusivos. E aprofundar as discussões sobre saúde, direitos, emprego, políticas públicas, estudo e moradia digna para pessoas com deficiências jovens adultos e idosos, e seus familiares.

 

LANÇAMENTO NACIONAL DOCUMENTÁRIO "SINGULARIDADES"
Hoje, com muita alegria, numa parceria com a Inima Produções, para marcar essa data importante, apresentamos o primeiro produto dessa caminhada: faremos o Lançamento Nacional de “SINGULARIDADES – UM OLHAR SOBRE O AUTISMO”, um documentário sobre quatro famílias de autistas, criado por dois jovens diretores mineiros Gabriela Bandeira (jornalista, autora do livro e do filme) e Humberto Luiz
Teremos o prazer de tê-los conosco para uma conversa depois das sessões. O filme tem lançamento numa coprodução da GM Educacional e Inima Produções (Deivid Miranda).

 

E fica desde já marcado - anotem nas agendas, por gentileza, o nosso próximo encontro de todos nós nesse auditório, para o dia 8 de junho de 2029, onde cada um de nós trará as suas produções científicas criadas em 10 anos em prol da Inclusão, e que serão apresentadas em painéis de prestação de contas. 

 

Grande abraço a todos e muito obrigado.
Guto Maia (Curadoria PROJETO DÉCADA DA INCLUSÃO

SOBRE O PROJETO: http://bit.ly/2WVIYZl  

SOBRE O MEMORIAL DA INCLUSÃO – Os Caminhos da Pessoa com Deficiência:  http://bit.ly/2K2UgoJ

Vídeo: http://bit.ly/2L0STGI 

 

Vamos ao trabalho!

Aceitem-nos, sigam-nos, compartilhem-nos, visualizem-nos.

DÉCADA DA INCLUSÃO – Os Novos Caminhos do Ensino Aprendizagem 08_junho_2019_a_08_junho_2029

 

Aceitar e respeitar diferenças é aprimorar a autoestima e exercitar o amor a todo ser humano bom que mereça empatia.

 

Pedro Rosengarten, mensageiro do Marco da Paz e representante do Memorial da Inclusão.

Nascendo Forte, um projeto gestado durante 20 anos dia após dia.

#pracegover: Filhote de elefante correndo na beira da praia

Assista o vídeo: http://bit.ly/2L0STGI

 

#pracegover: Foto do prédio arredondado de vidros negros do Memorial da Inclusão – SP

Obra do arquiteto Oscar Niemeyer, http://bit.ly/2Io4BIA, 1991; No alto da imagem, à esquerda lê-se: “DÉCADA DA INCLUSÃO”, abaixo, do lado esquerdo, logomarca com circulo sobre forma quadrada, dividida ao meio pelas cores azul e branco. No círculo, as letras de “GM Educacional”, com subtítulo “Soluções Universo Inclusivo”; Na parte direita da imagem uma faixa branca vertical, onde lê-se no alto “08 JUN 19” e na parte baixa 08 JUN 29. No centro, a logomarca com uma borboleta com dois traços em semicírculos à esquerda, nas cores em tom pastel: lilás, azul e laranja, onde lê-se: “MEMORIAL DA INCLUSÃO – Os caminhos da pessoa com deficiência”.


TAGS
#nascendoforte #décadadainclusão #mãespalestrantes #educaçãoinclusiva #dilemas #universoinclusivo #minicursos #palestras #simpósios #acsp #deficiências  #empregabilidade #empreendedorismo #projetoinédito #escolacondomínio #iniciaçãocientífica #acessibilidade  #memorialdainclusão #phorteeducacional #gmeducacional #autistasindependentes #confiança #amor #euteamo #autoestima #need #inima #alegria#prêmioinclusãosemlimites #cidadesquemedizemrespeito #futuroinclusivo #eunãosouinvisível #novasterminologias #autistaadulto #projetoautistasindependentes #condomínioescola  #faculdadeinclusiva  #jovenscientistas #porummeioacadêmicoinclusivo #aceitemnos #multipliquemnos #visualizemnos #vamosaotrabalho

 

“Nós (pessoas com deficiências), somos atletas que quebramos paradigmas todos os dias”. 

 A primeira versão do logo do Memorial da Inclusão Social foi sugerida pela cenografia, e depois foi discutida com a equipe e ajustada ao espírito da exposição, para quem a história é uma mudança constante: "A transformação da crisálida em borboleta simboliza o sucesso de rompimento do seu próprio casulo. Sabe-se que essa etapa é fundamental para a sobrevivência da borboleta. A saída do casulo requer muita energia. Os movimentos são lentos, porém fortes e pontuais. A espiral, na trajetória e nas antenas da borboleta símbolo do Memorial, significa esse processo pessoal e intransferível que a borboleta tem que cumprir por si mesma. Simboliza o protagonismo das pessoas com deficiência em defesa de seus direitos, representa sua trajetória da exclusão e invisibilidade para a cidadania plena. O colorido e o desenho assimétrico das asas remetem à diversidade humana e à variedade das deficiências, suas demandas e potencialidades. Para muitas culturas, o circular e o espiralado representam o ciclo da vida e nos remetem à ideia de que não existem um começo, nem um fim. O Memorial da Inclusão, instalado num espaço redondo, reflete a história que representa. De qualquer ângulo que se olhe, podemos começar a conhecer a história do movimento social das pessoas com deficiência. Melhor do que um destino é refletir um ir além, um renovar. O Memorial da Inclusão reflete, portanto, os significados da diversidade, do circular e do espiralado, os quais simbolizam as histórias e as memórias que se cruzaram e aquelas que ainda vão se cruzar para construir uma sociedade inclusiva."

Vamos conversar sobre Inclusão?
Roda de conversa, 14 de junho, 18 horas, 
na Reatech 2019.

Estande da SECRETARIA DE ESTADO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

https://reatechbrasil.com.br/16/data-e-local/
#décadadainclusão

Pedro Rosengarten, Simone Urbano, Eliana Fopha, Guto Maia, na Feira REATECH 2019, São Paulo.

 

Voltar ao INÍCIO