ENSINO POR OUTRO CAMINHO - 1a. Escola do Pensamento Fora do PadrãoENSINO POR OUTRO CAMINHO - 1a. Escola do Pensamento Fora do Padrão

QUEM SOMOS | O QUE PENSAMOS | O QUE QUEREMOS

Trabalhamos com o que há de mais precioso no mundo: gente, tempo, ideias, tecnologia das possibilidades, serviços inteligentes, produtos adaptados e personalizados

Membro da Comunidade de Talentos ONU

Seguimos os princípios e os olhares da ONU, nos ODS 4 (Educação de Qualidade) e ODS 10 (Redução das Desigualdades)

O que dizem da escola na WEB

INTRODUÇÃO À CONVIVÊNCIA DIGNA

Prezados Amigos e Alunos,

Sou Guto Maia, professor pesquisador, fundador da Primeira Escola do Pensamento Fora do Padrão - ENSINO POR OUTRO CAMINHO, colaborando na prospecção de jovens lideranças assistivas no segmento da pessoa com deficiência e afim.

Escola foi fundada em 1º. de janeiro de 2021, em parceria com o meu filho, Pedro Rosengarten Baptista, 22 anos, graduando em Ciências Sociais, um jovem autista de grande carisma, que se autodeclara quebrador de paradigmas, e que me estimulou diariamente no estudo e compreensão da sua condição de pessoa com deficiência, buscando fortalecê-lo para a sua idade adulta e velhice.

A nossa Escola também homenageia a memória de Nilza Maia Baptista, minha mãe, que foi cadeirante por 12 anos, antes de morrer, sofrendo com a precariedade da política pública, despreparo da família, conhecendo o desprezo e a humilhação de tornar-se uma pessoa fora do padrão. 

Por isso, a nossa caminhada vai no sentido de reparar, com ativismo propositivo de melhorias, a deficiência estrutural que a pessoa com deficiência enfrenta.  Chamá-la de pessoa fora do padrão, foi também uma forma provocativa para atrair a atenção de quem não tem familiaridade com o nosso universo assistivo, e minimizar o estigma dos adjetivos, dos termos pejorativos, dos eufemismos, evitando o sectarismo comparativo, o nivelamento de grau/suporte, e promovendo engajamento à causa da equidade social, onde diferenças plurais são admitidas e até admiradas (quando não, invejadas, pasmem!).

Nossa missão busca valorizar diariamente tudo o que vai de encontro à convivência digna, evitando palavras da moda e palavras de ordem, tão esvaziadas na sua essência e prática, resultando em mais discriminação que respeito.

Trabalhamos no aperfeiçoamento continuado das ações e terminologias, para que estas representem cada vez melhor a pessoa fora do padrão de forma honesta e sem favores demagógicos que engessam e escravizam. 

Temos a honra de liderar um grupo de uma centena de educadores, professores pesquisadores multidisciplinares de várias formações, tendências e classes sociais, incorporados como parceiros colaboradores que estamos organizando. Eles são os nossos conselheiros nas decisões dessa jornada. São os nossos orientadores e nos ajudam no bom senso das escolhas.

Preparamos o Primeiro Congresso Internacional da Pessoa Fora do Padrão, com o tema Soluções para Convivência Digna, para apresentar projetos de pesquisas relevantes desenvolvidas nos últimos anos. 

Estão previstas 10 edições do congresso. Pretendemos formar, nos próximos 10 anos, uma geração inédita de cientistas assistivos vindos de várias partes do mundo, de todos os níveis e graus de deficiência, qualificando simultaneamente familiares, mentores, profissionais de assistência e todos que queiram conhecer melhor o universo assistivo, qualificando multiplicadores que promovam a conscientização para o novo empreendedorismo de causa, que movimentará grandes recursos financeiros.

A saber ¼ da população brasileira têm algum tipo de deficiência.

Somos muito agradecidos a todos que nos acompanham neste aprendizado.

 

Amigos congressistas,

Trabalhamos com o que há de mais precioso no mundo: gente, tempo, ideias, tecnologia das possibilidades, serviços inteligentes, produtos adaptados e personalizados.

Gratos por nos fornecer a matéria prima!

Buscamos criar uma nova escola de pensamento educacional que invista na formação de líderes para convivência digna.

Nossa escola é um guarda-chuva de instituições que usa todas as tecnologias disponíveis, sobretudo a mídia social, para multiplicar conhecimento qualificado.

Estamos criando um portal de entrada para a História da Educação, e convidamos 100 mentes brilhantes, como mentores, para virem conosco! Demos o primeiro passo desta jornada de 10 anos.

Faremos vários ajustes de rotas e muitas escalas, onde alguns desembarcarão, outros pegarão carona para outras rotas, e a maioria irá conosco até o fim da viagem. Ao fim e ao cabo, ofereceremos toda nossa produção para Domínio Público.

Garantimos que será uma aventura grandiosa de ensino e aprendizagem!

A primeira parada será para organizar solidariamente o 1o. Congresso Internacional da Pessoa Fora do Padrão - Soluções para Convivência Digna, onde todos os congressistas serão convidados a apresentar as suas Chaves de Conhecimento, ferramentas científicas que contribuam para uma vida transigente. 

Todos serão muito bem-vindos!

Senhoras e Senhores, apertem os cintos. Estamos decolando.

Tenham todos uma Boa Viagem!

Profs. Guto Maia e Pedro Rosengarten Baptista

Primeira Escola do Pensamento Fora do Padrão - Ensino por Outro Caminho

Primeiro Congresso da Pessoa Fora do Padrão – Soluções Para Convivência Digna

Tecnologia para Humanidade

Impacto positivo no mundo

Pesquisa Google: O que dizem da escola na WEB

Aulas: https://www.doisdobrasil.com/banners-frases/

Congressistas: https://doisdobrasil.com/lideres-mundiais/

Sobre o congresso: https://doisdobrasil.com/quem-somos/congresso/

Aulas diárias: https://www.doisdobrasil.com/banners-frases/

Site oficial: https://doisdobrasil.com/


CRITÉRIOS DE INGRESSO

1. Pessoa autodeclarada Fora do Padrão.
2. Pessoa rara, com maior ou menor complexidade.
3. Ser proativo, propositivo e assertivo.
4. Capacidade de identificar pontos fortes em si e nos outros.
5. Aprender com todos que toma contato.
6. Concentrar-se em algo grandioso.
7. Olhar para o futuro.
8. Ter um plano estratégico idealizado para curto, médio e longo prazo.
9. A pessoa que não tem essas qualidades, também será bem-vinda, se for uma boa aprendiz!
10. Aceitar o contraditório, o plural e mostrar capacidade de diálogo com opostos, são qualidades que aprimoramos todos os dias, como exercício positivo em favor da transigência e da aceitação.

11. Conhecer, compreender, desenvolver e compartilhar Chaves de Conhecimento, ferramentas para vida transigente.

Nós criamos a Teoria do Ciclo das Quintas e as apresentaremos no 1o. Congresso da Pessoa Fora do Padrão - Soluções para Convivência Dignaque acontecerá simultaneamente em várias cidades, no próximo ano.


Profa. Silvia Tavares Farina e Caio Henrique RomeroProfa. Silvia Tavares Farina e Caio Henrique Romero
O nosso porta-voz CAIO HENRIQUE ROMERO trouxe a sua primeira professora para o Projeto ENSINO POR OUTRO CAMINHO - 1a. Escola do Pensamento Fora do Padrão
 
Depois de receber muitos "nãos" até os 6 anos de idade, quando sua mãe, Marcia Romero Moraes buscava escola para iniciar a sua vida estudantil, o Caio Henrique Romero foi aceito na escola da educadora Silvia Tavares Farina (foto), que o acolheu e se propôs a aprender com ele e a família como educá-lo, iniciando a sua alfabetização.
Ela foi a primeira professora que aceitou o desafio, e acreditou no seu potencial.
Caio correspondeu, formou-se, foi além, entrou na faculdade, graduou-se em Tecnologia de Marketing, tornou-se Digital Influencer e porta-voz do Projeto Ensino Por Outro Caminho - Primeira Escola do Pensamento Fora do Padrão.
Os "nãos" não pararam na infância, mas a sua mãe e ele nunca desistiram, por isso, foram vencendo etapas. E, neste ano, em reconhecimento à sua primeira professora, Caio convidou-a para participar do projeto, no qual hoje ele é um dos líderes: https://www.doisdobrasil.com/lideres-mundiais/
A Professora Silvia Tavares Farina criou a Escola de Mães Luz, para suporte a mães vulneráveis de Campo Grande/MS e região.
Temos o prazer de convidar alunas(os) de todos os nossos cursos a participarem da aula, via MEET, oferecida pela nossa parceira Escola de Mães Luz, liderada pela Profa. Silvia Tavares Farina.O tema da aula: "Escuta de Mães Atípicas"
Convidem mães que precisam de fortalecimento.
Será um prazer recebê-las (os)
Atenciosamente.
Primeira Escola do Pensamento Fora do Padrão
Ensino Por Outro Caminho
Professores, pesquisadores do Desenvolvimento Humano, Reabilitação, Inovação, Ciência e Tecnologia Assistiva
Ênfase no Estudo do Cérebro da Pessoa com Deficiência
Colunistas colaboradores Revista Reação
Membros da Comunidade de Talentos ONU
Whatsapp 11 993784603
Agradecemos o compartilhamento.

Escola de Mães LuzEscola de Mães Luz

 ESCOLA DE MÃES LUZ, com Profa. Silvia Tavares Farina, terças, 19 horas, a cada 15 dias, gratuito


 

 

Workshop MODA, BELEZA & SERVIÇOS
com Cristiane Mayworm
Moda, Beleza e Serviços, com Cristiane MaywormModa, Beleza e Serviços, com Cristiane Mayworm
Workshop: Moda, Beleza e Serviços, com Cristiane Mayworm
Interpretação em Libras: Kely Freitas
Inscrições: https://forms.gle/UtXkeED6BSPMq7Nv9
Aos Sábados, das 10 às 11h30 (hora de Brasília) São aulas de muito aprendizado com grandes dicas de empreendedorismo.
Um workshop sobre o belo diverso e o empreendedorismo.
Cristiane Mayworm, é alguém que representa com todas as letras a nossa filosofia diversa: educação adaptada, aprimoramento profissional e empreendedorismo de causa.
Gratos por estar conosco!!
 

Workshop online, via MEET com Cristiane Mayworm sobre o belo diverso e o empreendedorismo Inclusivo.
Intérprete de LIBRAS: Kely C. de Freitas

Inscrição:
https://forms.gle/UtXkeED6BSPMq7Nv9

Informações: 11 9 8103.4975
Horário: 9:00 h às 10:30 h
Valor social: $ 30,00 Dados na inscrição. Com certificado de participação.

Seu negócio é Diferenciado & Inclusivo?
Para lojista, vendedor, estudantes, costureira, consultores, comerciantes em geral.

1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO - ENSINO POR OUTRO CAMINHO

1º CONGRESSO DA PESSOA FORA DO PADRÃO - SOLUÇÕES PARA A CONVIVÊNCIA DIGNA  

Por que devemos ensinar uns aos outros? Porque é a a forma mais inteligente do CÉREBRO aprender o máximo possível!
 
Comprovação científica de como o CÉREBRO aprende:
10% - LENDO
20% - OUVINDO
30% - OBSERVANDO
50% - VENDO E OUVINDO
70% - DISCUTINDO
80% - FAZENDO
95% - ENSINANDO AOS OUTROS
 
Matriculas abertas!
Cursos, Oficinas, Workshops, Palestras, Entrevistas, Conferências, Seminários, Simpósios, Congressos. Qualificação Docente Assistiva.
Público-alvo: Gente
Missão: Difundir a força da Convivência Digna
Valores: Reputação Pública e Honestidade Intelectual
Objetivo: Formação de Cientistas Assistivos nos próximos 10 anos, nas Áreas do Desenvolvimento Humano, Reabilitação, Inovação, Ciência e Tecnologia Assistiva.
 
Mentores/orientadores Internacionais: https://doisdobrasil.com/lideres-mundiais/
Participe do 1o. Congresso Internacional da Pessoa Fora do Padrão: https://doisdobrasil.com/quem-somos/congresso/

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ONUONU

Guto MaiaGuto MaiaINTRODUÇÃO

Nossa proposta é criar uma nova corrente de pensares que proponha outros caminhos para a educação, como um todo, e para a educação assistiva, em particular, através de um debate permanente, e constante questionamento dos erros históricos cometidos pelos sistemas institucionais e métodos educacionais desrespeitosos para com a pessoa com deficiência, pessoa idosa, pessoa pluridiversa, pessoa desempregada, pessoa vulnerável e afim (familiares, responsáveis, cuidadores, tutores, mediadores, mentores, orientadores, professores, profissionais de assistência, estudantes e pessoas interessadas no cotidiano do universo assistivo).

Através do diálogo qualificado, buscamos desenvolver protocolos de interferência imediata em necessidade específicas como a rotina da pessoa fora do padrão, encontrando respostas a curto e médio prazo, que resultem em soluções a longo prazo. Evitamos usar ou debater métodos já sedimentados anteriormente, trabalhando retoricamente, dialeticamente e eticamente na direção de sugerir a criação metodologias individualizadas e personificadas, evitando métodos generalistas.

Entrevista Programa 10+1=11 Minutos com Jul Leardini  https://youtu.be/nV_XnUKGdKc

SOBRE OS FUNDADORES E LÍDERES MUNDIAIS

Prof. GUTO MAIA - José Augusto Maia Baptista

Na Web: https://tinyurl.com/3d3y7896

Professor, Pesquisador do Desenvolvimento Humano, Reabilitação, Inovação, Ciência e Tecnologia Assistiva - Ênfase no Estudo do Cérebro da Pessoa com Deficiência e Afim.

Fundador da 1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO - PROJETO ENSINO POR OUTRO CAMINHO

Organizador 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DA PESSOA FORA DO PADRÃO

Colunista da REVISTA REAÇÃO

Membro da Comunidade de Talentos da ONU (2021/23)

Portfólio:  https://doisdobrasil.com/guto-maia/portfolio/  

LATTES: https://lattes.cnpq.br/6424194985117315

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5694-4460

Facebook: https://www.facebook.com/guto.maia/

Instagram: https://www.instagram.com/gutomaiabaptista/

Twitter: https://twitter.com/maiagutomaia

Linkedin:  www.linkedin.com/in/gutomaiabaptista

Linktree: Prof. Guto Maia | Linktree

Whatsapp: 11 993784603

E-mail: maiagutomaia@uni9.edu.br

Pedro Rosengarten BaptistaPedro Rosengarten BaptistaProf. PEDRO ROSENGARTEN BAPTISTA

Na Web: https://tinyurl.com/4pum9aa6

Graduando em Ciências Sociais Licenciatura

Líder de Inovação e Comunicação Assistiva

Autista, Ativista Da Causa Da Pessoa Com Deficiência e Afim

Palestrante Credenciado Do Museu Da Inclusão / São Paulo

Pesquisador de tribos africanas

Prêmio Marco da Paz Inclusão Sem Limite – ACSP 2018  

LATTES: https://lattes.cnpq.br/5408798786190284

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3394-8634

Facebook: https://www.facebook.com/pedrorosengarten

Instagram: https://www.instagram.com/nonecolarizado2015/

E-mail: pedrobaoba@gmail.com 

 

 

 

GoogleGoogle

SOBRE PROJETO

1ª ESCOLA DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO - ENSINO POR OUTRO CAMINHO,

Um portal de possibilidades em empreendedorismo de causa, que auxiliará na concretização dos sonhos pessoais, coletivos e institucionais que envolvam a pessoa com deficiência, pessoa pluridiversa, familiares, tutores, cuidadores, responsáveis, mentores, conselheiros, orientadores, professores, profissionais de assistência, estudantes, e todos que se interessam pelo cotidiano do universo assistivo.

Formamos um grupo de intelectuais educadores, convidados para integrar um congresso para debater sobre os rumos da acessibilidade urbana em todos os níveis.

Contribuiremos para a formação de  jovens cientistas assistivos na próxima década.

Líderes Mundiais: https://doisdobrasil.com/lideres-mundiais/

TECNOLOGIA PARA HUMANIDADE

Impacto Positivo no Mundo

Alinhado aos princípios da ONU ODS 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades)

1º CONGRESSO DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO

1ª UNIVERSIDADE DO PENSAMENTO FORA DO PADRÃO

DEPOIMENTOS SOBRE O PROJETO:

Dra. Sandra Marchi: https://youtu.be/likuJ516QU4

Camila Nogueira: https://youtu.be/CfcnGiE9_Ko

Alex Garcia: https://youtu.be/eZeqxrkFy8A

Profa. Me Joseane Terto: https://youtu.be/p4-yJL6hpI0

Textos científicos e Afins: https://doisdobrasil.com/textos/

Documentário por Caio Henrique Romero: https://youtu.be/xx6_21LpPCg

Banners-Frases: https://doisdobrasil.com/banners-frases-cronicas

Live idealizador na Uninove: https://youtu.be/G9OMLVwozDk

Portfólio: https://doisdobrasil.com/guto-maia/portfolio/  

Armazenamento Google: https://tinyurl.com/aa9ufmnd

Artigo REVISTA REAÇÃO 12/04/21: https://revistareacao.com.br/a-ciencia-e-a-maior-criacao-da-humanidade/

REVISTA REAÇÃO (Acesse Todas as Edições): https://doisdobrasil.com/revista-tv-reacao/

Site Oficial: www.doisdobrasil.com

TECNOLOGIA PARA HUMANIDADE

IMPACTO POSITIVO NO MUNDO

UA-12170444-1