Dois do Brasil 22        Música & Cultura

DoisdoBrasi 23 Anos de Música Brasileira.
A Música nos torna íntimos em poucos acordes!

*
Todos os sábados, a partir das 21h. *Krystal Chopp(há 12 anos!) Av. Cardoso de Almeida, 754 - Perdizes, SP - tel 3862-959.



Prof. José Augusto Maia Baptista

Guto Maia
      
ATIVIDADES  |  REDATOR  | MÚSICA |  TEATRO | EVENTOS  |  PREMIAÇÕES  |  FORMAÇÃO  |  WEBGuto Maia

Resumo

 Guto Maia é professor especialista em Educação Inclusiva, ensino multidisciplinar de alunos PCD’s; palestrante, pesquisador e ativista do aperfeiçoamento dos protocolos de apoio à inserção no Mercado de Trabalho; pai de quatro filhos, sendo o mais jovem autista;  filho de mãe que esteve cadeirante por 13 anos; conselheiro eleito 17/18 do CER-Sé SP, ligado ao SUS, da PMSP; Coordenador do Depto. de Música do NEED (Núcleo de Especialização e Estudo para o Deficiente Físico e Mental); foi professor de adultos PCD’s, na Extensão Comunitária da UNIP Vergueiro; professor de Jovens Aprendizes do IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação); Professor SENAC (curso de formação de professores Decoração); diretor teatral, músico/vocalista, compositor, autor, ator de teatro e cinema. Cursou pedagogia, música, ética, teatro, artes plásticas, literatura, arquitetura, adm. de empresas, empreendedorismo, informática, mídias sociais, conteúdo digital e educação inclusiva.  É certificado em Comunicação Verbal pelo Instituto Passadori. Em agosto, participou do Seminário de Formadores de Palestrantes Credenciados do Museu da Inclusão, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Governo do Estado de São Paulo. Também participou do "Encontro de Gerações", coordenado pela jornalista Flávia Cintra, de 15 a 18 de outubro, na cidade de Socorro/SP, evento de debates para a preparação coletiva do primeiro documento da Agenda 2030 do Plano de Ação das Américas, das Nações Unidas. Palestras na Faculdades Anhembi-Morumbi, Instituto Passadori, Câmara Municipal de Ubatuba, Uniceu Inácio Monteiro, APAE's Ubatuba e Santos. Referências: Revista D+:http://revistadmais.com.br/arte-musica-e-acao/. Depoimentos de alunos e colegas do prof. Guto Maia: https://goo.gl/h9YfFz. Referências de Guto Maia na web: https://goo.gl/6MJtgy. Facebook: @guto.maia

Atividades Docentes
Pesquisador da palavra escrita, falada, cantada, dialética. Teve nas músicas brasileiras dos 78 rotações dos seus pais, a carga emocional que carregaria pela vida afora. Influenciado pelos textos inovadores do Teatro, Cinema, Literatura, e pela convivência com o espírito inquieto dos intelectuais que efervesciam em São Paulo nos anos 70/80, foi criando o seu repertório pessoal. Absorveu essa cultura eclética e procurou nunca perder o espírito experimental multimídia, aliado ao aprimoramento técnico adquirido com grandes professores. E muitas vivências. Márcia Denser, Lourenço Diaféria, Eunice Arruda, Edélcio Mostaço, Luiz Tatit, José Miguel Wisnik, Luiz Chaves, Joaquim Paulo do Espírito Santo, Arnaldinho do Cavaco, Kiko Moura, Marcio Okayama foram alguns desses mestres. E Hans-Joachim Koellreutter, seu maior modelo de professor.

O que mais admirava em Koellreutter era o seu método, que se baseava na liberdade de expressão e na busca da identidade de cada aluno. Incentivava a liberdade de pensamento e a necessidade de cada um buscar seu próprio caminho. 
Em uma entrevista concedida ao jornal 
Folha de São Paulo, explicou seu método da seguinte maneira:

"Aprendo com o aluno o que ensinar.:
1) não há valores absolutos, só relativos;
2) não há coisa errada em arte; o importante é inventar o novo;
3) não acredite em nada que o professor disser, em nada que você ler e em nada que você pensar; pergunte sempre por quê."

Missão: Pesquisar Pedagogia Aplicada à Inclusão Cultural, Social e Intelectual

OBJETIVOS COMO EDUCADOR:

Aprimorar estratégias, técnicas e práticas pedagógicas de ensino-aprendizado através da valorização das qualidades, potenciais e efiiciências de cada indivíduo no seu grupo, objetivando a resolução plena da equação professor-aluno, como troca de conhecimento mútuo. A inclusão-participação-envolvimento torna-se peça fundamental em cada atividade, sempre com uma meta clara a ser alcançada em cada fase. As palavras-chave para o desenvolvimento de um sistema de ensino inclusivo eficiente, uma vez que quase tudo há que ser re-construído caso a caso, são CRIATIVIDADE e CONFIANÇA.

*Currículo Musical: http://doisdobrasil.com/musica.php
*Currículo Teatral: http://doisdobrasil.com/teatro.php
*Currículo Online:
http://doisdobrasil.com/gutomaiabaptista.php
*Textos Publicados: http://doisdobrasil.com/redator.php 
 
 

Guto Maia Baptista
(José Augusto Maia Baptista)

ATIVIDADES  |  REDATOR  | MÚSICA |  TEATRO | EVENTOS  |  PREMIAÇÕES  |  FORMAÇÃO  |  WEB
DoisdoBrasil, 20 Anos de Música Brasileira.
Música e neurociência 
Cultura & Pensamento
Inclusão, Diversidade & Cidadania
Musicalização
Ensino & Método
A Música nos torna íntimos em poucos acordes!
  

DoisdoBrasil    
Venha conosco!
    

 

Perfís Guto Maia
 
       

SOMOS TODOS EDUCADORES
Que o sucesso dos nossos alunos seja a nossa reserva de reputação cultivada dia após dia. Isso nos ajuda a construir um patrimônio de amor-próprio e confiança que aumenta em dignidade com o tempo. Um professor tem por missão construir seres humanos melhores que ele próprio.

A considerar que a complexidade das coisas nada mais é que um emaranhado de simplicidades, ignorância é não saber ensinar a busca pelo simples. Viver é básico. Aprender é natural. Ninguém tem o direito de atrapalhar um aprendizado demonstrando-se senhor da Sabedoria.

Somos muito ignorantes. Uma ilha num oceano de desconhecimento que só faz aumentar.

Cidades que me dizem respeito
WWW.DOISDOBRASIL.COM