Prof. José Augusto Maia Baptista

Guto Maia
      
ATIVIDADES  |  REDATOR  | MÚSICA |  TEATRO | EVENTOS  |  PREMIAÇÕES  |  FORMAÇÃO  |  WEB

 Guto Maia é diretor/autor teatral (“O Dodói da Gigi” e “Nunca Me Vi, Sempre Me amei”); músico/vocalista (“Dois do Brasil, Cultura Musical”); professor do Instituto Yara Angelini (NEED - Núcleo de Especialização em Deficiência Física e Mental), especialista em Educação Inclusiva. Eleito Conselheiro de Saúde do CER (Centro de Especializado em Reabilitação), UBS (Unidade Básica de Saúde) Sé/Santa Cecília - 2017/18. Foi professor multidisciplinar na Extensão Comunitária da UNIP (Universidade Paulista), no IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação); e professor no Teatro Escola Macunaíma. Estudou Música Popular Brasileira e Ética na ECA/USP, violão, no CLAM (Centro Livre de Aprendizado Musical, guitarra, no IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia), canto no CORALUSP, Coral do CCSP (Centro Cultural São Paulo) e Madrigal Canto Vivo; Ficção, Poesia, Crônica, Dramaturgia e Conteúdo Digital, na Oficina da Palavra; Pedagogia, na Faculdade Messiânica; Adm. Empresas, na Uni Braz Cubas e Uni Santana; Extensão em Artes Plásticas, UFMG; e Arquitetura, na Faculdade de Belas Artes/SP. Criou as Oficinas Culturais do Clube de Regatas Tietê, em 1996, que chegou a ter mais de 1000 alunos, entre sócios e convidados..
Cursou Comunicação Verbal, no Instituto Passadori, em 2016, e prepara atualmente o 
CURSO TEATRO PARA COMUNICADORES.
Foi um dos organizadores do Natal Iluminado 2016, com eventos corais, música, teatro, dança e intervenções artísticas pela cidade, realizado pela Associação Comercial de São Paulo.


PREMIAÇÕES

1.  Eleito "Profissional do Ano" - http://goo.gl/VP2oHp
Prêmio Excelência e Qualidade 2015 - Melhores do Ano - Associação Brasileira de Liderança - Braslider
Comenda: Medalha de Honra ao Mérito

Prêmios de Tecnologia
1. Prêmio Nextel Música Sem Limites com Herbert Vianna - 2010
2. Prêmio Top Blog - Indicado em 3 categorias (Música, Variedades e Esporte) - 2009
 
Prêmios em Música
1. Primeiro Lugar como Autor/Intérprete Melhor Performance Musical, dirigindo 20 atores e cantores, na música: “Colóquio no Sofá” – Grupo Zona Franca, no II Festival de Música do Teatro-Escola Macunaíma (maio/1983)
http://bit.ly/1r4s18R
2. Segundo Lugar como Compositor/Intérprete em dupla com Lucia Zmekhol, com a canção: “Maremoto”, no II Festival de Música do Teatro-Escola Macunaíma (maio/1983);
3. Primeiro Lugar na promoção da Rádio Musical FM: “Eu Adoro MPB”/1997, com Rossana Rosengarten. A dupla realizou uma maratona musical de 27 horas seguidas interpretando músicas brasileiras de todos os tempos. O projeto foi premiado com um carro Tempra zero km. Foram executadas 521 canções, em 8 blocos de 3 horas cada, com 7 intervalos de meia hora cada, entre os dias 19 e 20 de agosto, no Café Maravilha/SP.
http://1drv.ms/1kmy9lJ
4. Finalista do I Festival O Feitiço de Áquila da Canção/1997.
5. Jurado do Oitavo Festival Canta São Paulo/1997.
6. Bolsa de Estudo Tagima – 2 anos de curso de guitarra por no IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia), com o prof. Marcio Okayama.
  
Prêmios em Teatro
1.  Prêmio Jornada Sesc de Teatro - O Riso no Teatro/1993 como autor e diretor da peça “Nunca Ne Vi, Sempre Me Amei!”  (Premiada na Jornada Sesc /1993),  assistência de direção de Carlota Novaes; com Agnes Zuliani, Ana de Hollanda e José Roberto Araújo, ficando um ano e meio em cartaz em teatros de São Paulo e ABC (Teatro Sesc, TBC, Ruth Escobar, Piccolo Estúdio, Cultura Inglesa, Centro Cultural Monte Azul, Teatro Elis Regina
http://1drv.ms/1oNSvIv
2.  Indicação prêmio APCA de teatro, categoria melhor figurino, pela peça "Romulus Magnus", direção Sylvio Zilber.(Teatro Ruth Escobar/SP -1984).
  
Prêmios em Artes Plásticas
1. Prêmio "Melhor Quadro" exposição Galeria Franulic/1985.
2. Grande Medalha de Prata,  no III Salão de Artes Plásticas de Casa Branca / 1985.
3. Pequena Medalha de Prata, no XIX Salão de Artes Plásticas do Figurativo da UNAP/SP - 1984.
4. Participação em dezenas de exposições coletivas, e biografia no catálogo de Júlio Louzada: "Artes Plásticas Brasil/87 - seu mercado e seus leilões", (Editora Inter/Arte/Brasil) Volume 2, pag.89.
5. Quadro "O Sábio e o Povo", óleo s/tela, 100x80cm, doado ao acervo do Museu da Fundação de Cultura da Cidade do Recife - fev/1982.
6. Quatro exposições individuais de Artes:
6.1. "Cem Mulheres" (40 pinturas sobre tela - Galeria Jasmim/SP - 1985); 
6.2. "Vão"  (instalação - Centro Cultural SP - 1985); 
6.3. "Agora é cinza!" (exposição performática - Centro Cultural SP/ 1986);
6.4. "Boca a Boca - Um Exercício de Arte (instalação e performances teatrais / musicais  89 Bar - 1992). 
 
Prêmios em Concursos Culturais
1. Premiação no Concurso Cultural Sergio Reis/2007 (premiado pela criação de frase temática)
2. Prêmiação no Concurso Cultural do Shopping Center Norte/2006 (premiado por 2 frases temáticas do Dia da Mães).
 
 Vídeo/TV
1. A peça "Nunca Me Vi, Sempre Me Amei!", foi adaptada em vídeo e participou do Festival Mundial do Minuto, no MIS (Museu da Imagem e do Som/SP) -  1993  http://1drv.ms/1oNSvIv
2. Vídeo: "Nunca Me Vi, Sempre Me Amei!", Festival Mundial de Vídeo de Tóquio/Japão (out/1993).  
 
Televisão
3. Entrevista à TV CBI, Telejornal “São Paulo Hoje” 
http://bit.ly/1s2Dsyi - 2003 
                       
   
Rádio
1. Gazeta AM – Apresentador de Agenda Cultural, recebendo convidados, dentro do Programa Claudio Augusto Ore - 1992.

2. Rádio CBN /SP - Programa de Milton Yung - "Conte Sua História de São Paulo". Texto sobre o fechamento do Hilton Hotel, Av. Ipiranga, foi ao ar em 26/04/2008, dia da "Virada Cultural" em São Paulo, com sonorização de Claudio Antonio: http://bit.ly/1nkKxHx

 


Missão: Pesquisa da Pedagogia Aplicada à Inclusão Cultural, Social e Intelectual



Objetivos como Educador:
1. Aprimorar estratégias, técnicas e práticas pedagógicas de ensino-aprendizado através da valorização das qualidades potenciais e excelências de cada indivíduo no seu grupo, objetivando a otimização da relação professor-aluno, na troca de conhecimento mútuo. 
2. A inclusão-participação-envolvimento fundamental em cada atividade, sempre com metas claras a serem alcançada em cada fase. 
2. Contribuir para o desenvolvimento de um sistema de ensino inclusivo eficiente. 


Contato:
Prof. Guto Maia 

BAPTISTA, José Augusto Maia, São Paulo, 2016, Grad Pedagogia

Fones: 11 33134337  / 11 993784603

E-mail: 
maiagutomaia@hotmail.com
CV online: www.doisdobrasil.com/inclusao.php

[Última atualização 16/01/2016]

Guto Maia Baptista
(José Augusto Maia Baptista)

      
ATIVIDADES  |  REDATOR  | MÚSICA |  TEATRO | EVENTOS  |  PREMIAÇÕES  |  FORMAÇÃO  |  WEB

DoisdoBrasil, 20 Anos de Música Brasileira.
Música e neurociência 
Cultura & Pensamento
Inclusão, Diversidade & Cidadania
Musicalização
Ensino & Método
A Música nos torna íntimos em poucos acordes!
  

DoisdoBrasil   
Venha conosco!
    

  


Pesquisa/Supervisão/Consultoria:

 

BAPTISTA, José Augusto Maia, 2015
Pesquisador em Educação Inclusiva e Tecnologia Digital.
Professor Universidade Paulista (
UNIP) Departamento de Extensão Comunitária. 
Professor Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC - Projeto Jovem Aprendiz. Desde fev/2015. 
Professor de:Informática Básica, Comunicação, Liderança, Marketing Pessoal, Mídias Sociais e Direitos Humanos – Orientação Sexual, Raça, Etnia, Idade, Credo Religioso e Opinião Pública. Desde fev/2015.
Diretor artístico, músico e vocalista 
Dois do Brasil - Cultura Musical e Inclusive Nós.. Desde 1995.
Aluno ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes - Universidade São Paulo), 
Música Popular Brasileira - 2015/16.
Aluno FACULDADE MESSIÂNICA - Licenciatura em Pedagogia.
Cursou Ética na USP/EAD com o Prof. Dr. Clovis de Barros Filho - 2014/2015.
Cursou Empreendedorismo no SEBRAE/EAD -2008
Outros cursos superiores e técnicos: 
bit.ly/W8LLvg
Prêmio Excelência e Qualidade 2015 - "Profissional do Ano" - Melhores do Ano - Associação Brasileira de Liderança, Braslider - ago/2015.

Prof. Guto Maia
BAPTISTA, José Augusto Maia, 2015
       ATIVIDADES REDATOR EVENTOS PREMIAÇÕES FORMAÇÃO WEB

 

 

(Última atualização 21/nov/2015)  

 
 


GUTO MAIA - GESTOR CULTURAL
Pesquisador e Eterno Aprendiz


Guto Maia é diretor/autor teatral (“O Dodói da Gigi” e “Nunca Me Vi, Sempre Me amei”); músico/vocalista (“Dois do Brasil, Cultura Musical”); professor no Instituto Yara Angelini - NEED (Núcleo de Especialização em Deficiência Física e Mental), especialista em Educação Inclusiva. Eleito Conselheiro de Saúde do CER (Centro de Especializado em Reabilitação), pela UBS - Unidade Básica de Saúde - Sé/Santa Cecília - 2017/18. Foi professor multidisciplinar na Extensão Comunitária da UNIP (Universidade Paulista), no IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação); e professor no Teatro Escola Macunaíma. Estudou Música Popular Brasileira e Ética na ECA/USP, violão, no CLAM - Centro Livre de Aprendizado Musical, guitarra, no IG&T - Instituto de Guitarra e Tecnologia, canto no CORALUSP, Coral do CCSP - Centro Cultural São Paulo e Madrigal Canto Vivo; Ficção, Poesia, Crônica, Dramaturgia e Conteúdo Digital, na Oficina da Palavra; Pedagogia, na Faculdade Messiânica; Adm. Empresas, na Uni Braz Cubas e Uni Santana; Extensão em Artes Plásticas, UFMG; e Arquitetura, na Faculdade de Belas Artes/SP. Criou as Oficinas Culturais do Clube de Regatas Tietê, em 1996, que chegou a ter mais de 1000 alunos, entre sócios e convidados. Cursou Comunicação Verbal, no Instituto Passadori, em 2016. Para 2017, prepara cursos de extensão em formação, capacitação e recolocação de profissionais no mercado de trabalho,  com técnicas de teatro, música e arte como vetores de saúde física e mental. Foi um dos organizadores do Natal Iluminado 2016, com eventos corais, música, teatro, dança e intervenções artísticas pela cidade, realizado pela ACSP - Associação Comercial de São Paulo. 
Depoimentos de amigos, colegas e alunos do professor Guto Maia: https://goo.gl/HE9WTs

 


NOTAGuto Maia é membro eleito do Conselho-Gestor do CER III - Sé (Centro Especializado em Reabilitação), empossado em 19/12/2016, para o biênio 2017/18.

O que é o CER:
Centro Especializado em Reabilitação (CER III) – Santa Cecília / São Paulo
   

Os CERs são unidades voltadas para o atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de
desenvolve.r seu potencial físico e psicossocial.   
   
O diagnóstico, a avaliação, a orientação e a estimulação precoce dos usuários são responsabilidade da equipe multiprofissional, composta de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Médicos, Psicólogos, Assistentes Sociais e Enfermeiros. 
   
Para proporcionar o acesso de pessoas cuja deficiência interfira em sua mobilidade e em sua acessibilidade aos meios de transporte convencionais, o serviço conta com veículos adaptados para o transporte dos usuários.   
   
Existem três categorias de CER – a II, a III e a IV, números que correspondem à quantidade de modalidades de reabilitação oferecidas (física, intelectual e autismo, visual, auditiva).   
   
CONSIDERAÇÕES SOBRE DEFICIÊNCIA: 
   
1° - Ajudar;
2° - Pedir ajuda;
3° - Aceitar ajuda de bom grado;
4° - Gratidão;
5° - Não se bate em DEFICIENTE;
6° - Não se humilha um DEFICIENTE;
7° - Não se trata com truculência o DEFICIENTE;
8° - Não se perde a paciência com DEFICIENTE;
9° - NUNCA se promete nada a um DEFICIENTE, que não possa cumprir;
10° - Por “DEFICIENTE” entenda-se todo ser que respira, pois todos são imperfeitos e não existem dois iguais; 
11° - Nem toda DEFICIÊNCIA é visível;
12° - Antes de ser o primeiro a apontar o erro do outro, reflita: isso pode ser uma falha sua; 
13° - Procure entender o contexto de cada momento e ter paciência para estudar cada caso. Isso evita armadilhas:
14° - Pense a respeito, antes que seja tarde demais.

Guto Maia (José Augusto Maia Baptista)
Conselheiro Gestor de Saúde do CER - 2017/18
Centro Especializado em Reabilitação
CER III Sé / Santa Cecília/SP

O que é o NEED:
Núcleo de Especialização e Educação Para o Deficiente Físico e Mental - desde 2000 - Ipiranga / São Paulo

NEED - NÚCLEO DE ESPECIALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O DEFICIENTE FÍSICO E MENTAL

O Instituto Yara Angelini foi fundado em 2000 como Organização Não governamental. A pesquisa realizada por suas fundadoras demonstrou a carência do atendimento ao jovem e adulto deficiente mental e a necessidade concreta de prestação de assistência neste segmento, tendo em vista a abordagem do deficiente mental como um todo: ou aspectos físicos, psíquicos e anímicos.

Diferenciando-se das instituições que nascem da necessidade de mães de pessoas com deficiência, o Projeto Need foi idealizado por profissionais das áreas de psicologia, fisioterapia e pedagogia com experiência na área e abordagem diferenciada, permitindo o embasamento educacional e cultural, priorizando a superação pessoal e cultural, o bem estar, a qualidade de vida e a aceitação social.

A antroposofia, a pedagogia curativa e a terapia artística são a base do trabalho

A instituição conta com um espaço adaptado às ações que desenvolve, procurando sempre manter um ambiente controlável às necessidades dos educandos.

Os tratamentos e trabalhos desenvolvidos no Instituto Yara Angelini na área da saúde são: fisioterapia, fonoaudiologia, acupuntura e terapia ocupacional.

Na área da educação são oferecidas oficinas pedagógicas, artesanato, terapia artística, dança, teatro e música. Também são ministradas atividades esportivas mediante esporte adequado.

Os Projetos de Terapia do convívio e de residência adaptada, assim como o de Inserção no Mercado de Trabalho mediante Trabalho Assistido estão sendo aperfeiçoados.

O Instituto possui Projetos aprovados  pelo Fumcad (Fundo Municipal da Criança e Adolescente) na Prefeitura Municipal de são Paulo.

No exercício de nossas atividades cumprimos os princípios básicos de legalidade, impessoalidade e eficiência. Seguimos a legislação do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social).

Durante os dezesseis anos de trabalho a Equipe Need manteve a Instituição contando sempre com colaboradores da comunidade, associados que participam ativamente para que continuemos esta Ação Social.

O Departamento de Música Integrativa tem a coordenação do prof. Guto Maia e prof. Pitú Leal, arte-educadores, com supervisão pedagógica da psicóloga Avani Vanzetto

Em 2015, foi criado o Coral NEED, e para o carnaval 2017, o Bloco “Loucos pelo NEED”

Na continuidade do trabalho musical, serão criadas oficinas de construção artesanal de instrumentos e uma orquestra com os educandos e convidados.

NEED – Núcleo de Estudos Especializados para o Deficiente Físico e Mental

Para convites para apresentações e para conhecer o NEED, entre em contato. 

Endereço: Rua Costa Aguiar, 1302 - Ipiranga, São Paulo 


Telefone: (11) 2914-9854




Coral do NEED, desde 2015. Regência prof. Guto Maia




D
oisdoBrasil
  22 Anos de Música & Cultura
Música para Humanos & Simpatizantes

A Música nos torna íntimos em poucos acordes
Música & Neurociência 
Cultura & Pensamento
Inclusão & Diversidade
Musicalização Integrativa
Ensino & Método
Projetos Experimentais
Pesquisa Científica

Venha conosco!
  
 

Guto Maia e Rossana Rosengarten
Tel: 55 11 3313.4337 / 99378.4603 / 97644.5061 - São Paulo/BRA 

doisdobrasil@gmail.com
maiagutomaia@gmail.com
rossana.rosengarten@gmail.com