Conselho de Cultura, Inclusão e  Paz da ACSP

  
  

Apresentam:

O PRÊMIO NOBEL 2017, tem a indicação de um BRASILEIRO: 
GAETANO BRANCATI LUIGI, criador do MARCO DA PAZ

Gaetano Brancati Luigi, da Associação Comercial de São Paulo, saiu da Itália em 1949 para construir, no Brasil, uma história que tem ganhado o mundo. Ele criou o Marco da Paz, monumento que promove a fraternidade entre os povos e o ideal por um mundo mais pacífico.

A indicação de Gaetano Brancati Luigi virou realidade por intermédio do jurista Dircêo Torrecillas, livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da Comissão de Direito Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo (OAB-SP)

Torrecillas faz parte do seleto clube das pessoas que têm o direito de fazer indicações ao Nobel da Paz: membros de assembleias, governos nacionais e cortes internacionais; reitores de universidades; professores de ciências sociais, história, filosofia, direito e teologia; diretores de institutos de pesquisas da paz e de política internacional; ganhadores do Nobel da Paz; diretores de organizações que já receberam o prêmio. Integrantes, ex-integrantes e ex-conselheiros do Comitê Norueguês do Nobel também compõem o grupo.



Guto Maia, professor e diretor teatral (convidado para organizar o Conselho de Políticas Públicas & Cultura da Paz da ACSP), Gaetano Brancati Luigi (indicado ao Nobel da Paz),
e Ivandel Alves (jornalista e professor de Oratória). 



 
O monumento já está presente em 27 localidades de diversos países pelo mundo.
O primeiro foi instalado no ano de 2000, no Páteo do Colégio/SP.

Associação Comercial de São Paulo.
  

LOCALIDADES ONDE O MARCO DA PAZ ESTÁ INSTALADO
BRASIL
1. Páteo do Colégio - SP - 25/12/2000
2. Lapa - SP - 10/03/2003
3. Tatuapè - SP - 27/08/2008
4. Parque da Juventude - SP - 21/09/2011
5. Jaçanã- SP - 21/12/2012
6. Assembléia Legislativa - SP - 10/03/2013
7. Aparecida do Norte-SP - 21/09/2007
8 - Bertioga- SP - 02/01/2009
9 - Ubatuba - SP - 28/10/2014
10 - Pirajuí - SP - 29/03/2015
11 - Araçoiaba da Serra - SP
12 - Vila Formosa - SP
13 - Francisco Beltrão - PR
14 - Natal - RN
15 - Açari - RN - 08/08/2014
MÉXICO
16- Hidalgo - México - 15/12/2005
17 - Laguna-Oaxaca - México - 03/01/2007
18 - Cidade do México- México - 02/08/2010
ARGENTINA
19 - Medonza- Argentina -24/11/2006- 
20 - Pehuajo - Argentina - 15/04/2015
21 - Lincoln - Argentina - 25/07/2015
BOLÍVIA
22 - Tarja
URUGUAI
23 - Punta Del Leste- Uruguai - 06/03/2010
ITÁLIA
24 - Assisi- Itália - 13/11/2011
25 - Orsomarso - Itália - 10/11/2013
PORTUGAL
26 - Fátima - Portugal
CHINA
27 - Xiaolin- Najing- China - 26/10/2008

      
Marco da Paz na China Assembléia Legislativa São Paulo Bertioga
 
Gaetano Brancati Luigi com alunos da UNG (Universidade de Guarulhos), em visita ao Marco da Paz - Pátio do Colégio - 15/09/16


Gaetano Brancati Luigi
  RUMO AO NOBEL DA PAZ

  

Conselho de Cultura, Inclusão e  Paz da ACSP

 
 
 Apoio:


 


GUTO MAIA - GESTOR CULTURAL
Pesquisador e Eterno Aprendiz


Guto Maia é diretor/autor teatral (“O Dodói da Gigi” e “Nunca Me Vi, Sempre Me amei”); músico/vocalista (“Dois do Brasil, Cultura Musical”); professor no Instituto Yara Angelini - NEED (Núcleo de Especialização em Deficiência Física e Mental), especialista em Educação Inclusiva. Eleito Conselheiro de Saúde do CER (Centro de Especializado em Reabilitação), pela UBS - Unidade Básica de Saúde - Sé/Santa Cecília - 2017/18. Foi professor multidisciplinar na Extensão Comunitária da UNIP (Universidade Paulista), no IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação); e professor no Teatro Escola Macunaíma. Estudou Música Popular Brasileira e Ética na ECA/USP, violão, no CLAM - Centro Livre de Aprendizado Musical, guitarra, no IG&T - Instituto de Guitarra e Tecnologia, canto no CORALUSP, Coral do CCSP - Centro Cultural São Paulo e Madrigal Canto Vivo; Ficção, Poesia, Crônica, Dramaturgia e Conteúdo Digital, na Oficina da Palavra; Pedagogia, na Faculdade Messiânica; Adm. Empresas, na Uni Braz Cubas e Uni Santana; Extensão em Artes Plásticas, UFMG; e Arquitetura, na Faculdade de Belas Artes/SP. Criou as Oficinas Culturais do Clube de Regatas Tietê, em 1996, que chegou a ter mais de 1000 alunos, entre sócios e convidados. Cursou Comunicação Verbal, no Instituto Passadori, em 2016. Para 2017, prepara cursos de extensão em formação, capacitação e recolocação de profissionais no mercado de trabalho,  com técnicas de teatro, música e arte como vetores de saúde física e mental. Foi um dos organizadores do Natal Iluminado 2016, com eventos corais, música, teatro, dança e intervenções artísticas pela cidade, realizado pela ACSP - Associação Comercial de São Paulo. 
Depoimentos: https://goo.gl/HE9WTs

 


NOTAGuto Maia é membro eleito do Conselho-Gestor do CER III - Sé (Centro Especializado em Reabilitação), empossado em 19/12/2016, para o biênio 2017/18.

O que é o CER:
Centro Especializado em Reabilitação (CER III) – Santa Cecília / São Paulo
   

Os CERs são unidades voltadas para o atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de
desenvolve.r seu potencial físico e psicossocial.   
   
O diagnóstico, a avaliação, a orientação e a estimulação precoce dos usuários são responsabilidade da equipe multiprofissional, composta de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Médicos, Psicólogos, Assistentes Sociais e Enfermeiros. 
   
Para proporcionar o acesso de pessoas cuja deficiência interfira em sua mobilidade e em sua acessibilidade aos meios de transporte convencionais, o serviço conta com veículos adaptados para o transporte dos usuários.   
   
Existem três categorias de CER – a II, a III e a IV, números que correspondem à quantidade de modalidades de reabilitação oferecidas (física, intelectual e autismo, visual, auditiva).   
   
CONSIDERAÇÕES SOBRE DEFICIÊNCIA: 
   
1° - Ajudar;
2° - Pedir ajuda;
3° - Aceitar ajuda de bom grado;
4° - Gratidão;
5° - Não se bate em DEFICIENTE;
6° - Não se humilha um DEFICIENTE;
7° - Não se trata com truculência o DEFICIENTE;
8° - Não se perde a paciência com DEFICIENTE;
9° - NUNCA se promete nada a um DEFICIENTE, que não possa cumprir;
10° - Por “DEFICIENTE” entenda-se todo ser que respira, pois todos são imperfeitos e não existem dois iguais; 
11° - Nem toda DEFICIÊNCIA é visível;
12° - Antes de ser o primeiro a apontar o erro do outro, reflita: isso pode ser uma falha sua; 
13° - Procure entender o contexto de cada momento e ter paciência para estudar cada caso. Isso evita armadilhas:
14° - Pense a respeito, antes que seja tarde demais.

Guto Maia (José Augusto Maia Baptista)
Conselheiro Gestor de Saúde do CER - 2017/18
Centro Especializado em Reabilitação
CER III Sé / Santa Cecília/SP

O que é o NEED:
Núcleo de Especialização e Educação Para o Deficiente Físico e Mental - desde 2000 - Ipiranga / São Paulo

NEED - NÚCLEO DE ESPECIALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O DEFICIENTE FÍSICO E MENTAL

O Instituto Yara Angelini foi fundado em 2000 como Organização Não governamental. A pesquisa realizada por suas fundadoras demonstrou a carência do atendimento ao jovem e adulto deficiente mental e a necessidade concreta de prestação de assistência neste segmento, tendo em vista a abordagem do deficiente mental como um todo: ou aspectos físicos, psíquicos e anímicos.

Diferenciando-se das instituições que nascem da necessidade de mães de pessoas com deficiência, o Projeto Need foi idealizado por profissionais das áreas de psicologia, fisioterapia e pedagogia com experiência na área e abordagem diferenciada, permitindo o embasamento educacional e cultural, priorizando a superação pessoal e cultural, o bem estar, a qualidade de vida e a aceitação social.

A antroposofia, a pedagogia curativa e a terapia artística são a base do trabalho

A instituição conta com um espaço adaptado às ações que desenvolve, procurando sempre manter um ambiente controlável às necessidades dos educandos.

Os tratamentos e trabalhos desenvolvidos no Instituto Yara Angelini na área da saúde são: fisioterapia, fonoaudiologia, acupuntura e terapia ocupacional.

Na área da educação são oferecidas oficinas pedagógicas, artesanato, terapia artística, dança, teatro e música. Também são ministradas atividades esportivas mediante esporte adequado.

Os Projetos de Terapia do convívio e de residência adaptada, assim como o de Inserção no Mercado de Trabalho mediante Trabalho Assistido estão sendo aperfeiçoados.

O Instituto possui Projetos aprovados  pelo Fumcad (Fundo Municipal da Criança e Adolescente) na Prefeitura Municipal de são Paulo.

No exercício de nossas atividades cumprimos os princípios básicos de legalidade, impessoalidade e eficiência. Seguimos a legislação do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social).

Durante os dezesseis anos de trabalho a Equipe Need manteve a Instituição contando sempre com colaboradores da comunidade, associados que participam ativamente para que continuemos esta Ação Social.

O Departamento de Música Integrativa tem a coordenação do prof. Guto Maia e prof. Pitú Leal, arte-educadores, com supervisão pedagógica da psicóloga Avani Vanzetto

Em 2015, foi criado o Coral NEED, e para o carnaval 2017, o Bloco “Loucos pelo NEED”

Na continuidade do trabalho musical, serão criadas oficinas de construção artesanal de instrumentos e uma orquestra com os educandos e convidados.

NEED – Núcleo de Estudos Especializados para o Deficiente Físico e Mental

Para convites para apresentações e para conhecer o NEED, entre em contato. 

Endereço: Rua Costa Aguiar, 1302 - Ipiranga, São Paulo 


Telefone: (11) 2914-9854




Coral do NEED, desde 2015. Regência prof. Guto Maia




D
oisdoBrasil
  22 Anos de Música & Cultura
Música para Humanos & Simpatizantes

A Música nos torna íntimos em poucos acordes
Música & Neurociência 
Cultura & Pensamento
Inclusão & Diversidade
Musicalização Integrativa
Ensino & Método
Projetos Experimentais
Pesquisa Científica

Venha conosco!
  
 

Guto Maia e Rossana Rosengarten
Tel: 55 11 3313.4337 / 99378.4603 / 97644.5061 - São Paulo/BRA 

doisdobrasil@gmail.com
maiagutomaia@gmail.com
rossana.rosengarten@gmail.com