Prof. José Augusto Maia Baptista
Guto Maia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guto_Maia
      
ATIVIDADES  |  REDATOR  | MÚSICA |  TEATRO | EVENTOS  |  PREMIAÇÕES  |  FORMAÇÃO  |  WEB

Guto Maia é diretor/autor teatral (“O Dodói da Gigi” e “Nunca Me Vi, Sempre Me amei”); músico/vocalista (“Dois do Brasil, Cultura Musical”); professor do Instituto Yara Angelini (NEED - Núcleo de Especialização em Deficiência Física e Mental), especialista em Educação Inclusiva. Eleito Conselheiro de Saúde do CER (Centro Especializado em Reabilitação), UBS (Unidade Básica de Saúde) Sé/Santa Cecília - 2017/18. Foi professor multidisciplinar na Extensão Comunitária da UNIP (Universidade Paulista), no IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação); e professor no Teatro Escola Macunaíma. Estudou Música Popular Brasileira e Ética na ECA/USP, violão, no CLAM (Centro Livre de Aprendizado Musical, guitarra, no IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia), canto no CORALUSP, Coral do CCSP (Centro Cultural São Paulo) e Madrigal Canto Vivo; Ficção, Poesia, Crônica, Dramaturgia e Conteúdo Digital, na Oficina da Palavra; Pedagogia, na Faculdade Messiânica; Adm. Empresas, na Uni Braz Cubas e Uni Santana; Extensão em Artes Plásticas, UFMG; e Arquitetura, na Faculdade de Belas Artes/SP. Criou as Oficinas Culturais do Clube de Regatas Tietê, em 1996, que chegou a ter mais de 1000 alunos, entre sócios e convidados..
Palestrante com foco em PCD (Pessoas com Deficiência). Formado em Comunicação Verbal, no Instituto Passadori, em 2016, 
Foi um dos organizadores do Natal Iluminado 2016, com eventos corais, música, teatro, dança e intervenções artísticas pela cidade, realizado pela ACSP - Associação Comercial de São Paulo. Referência: Revista D+: http://revistadmais.com.br/arte-musica-e-acao/
Depoimentos sobre o professor Guto Maia: https://goo.gl/HE9WTs

Currículo Musical
Brasileiro, Casado, 02/10/1952 
Av. Santos Dumont, 293 ap.12 - Bom Retiro – São Paulo/SP
Tels: (11)3313-4337(11)3313-4337 / 99378-4603
E-mail: maiagutomaia@hotmail.com

Surpevisor geral/Consultor do projeto "O Dodói da Gigi", espetáculo musical com apoio do GRAAC e do PROAC.

CURRÍCULO MUSICAL
Dados Pessoais
NOME  José Augusto Maia Baptista
NASC  02/10/1952  NATURAL  SÃO PAULO /SP
NOME ARTISTICO  Guto Maia
FUNÇÃO  Diretor Teatral / Músico   DRT 01324-29/11/1993    SATED 5651-04/05/1984
OMB  32430-31/01/2000  CART. PROF.  64308 série 012-SP  
END  Av. Santos Dumont, 293 ap. 12 Luz SP - 01101-000 – Fones: 33144337 / 993784603
Atividades:  Diretor/Autor Teatral, Professor, Músico.

Guto Maia é um guitarrista “finger style” e se considera um operário da música, resultado de mais de 50 anos de trabalho e convivência com o instrumento e com grandes músicos. Muitos anos de estudos com professores de talento como Luiz Chaves, Márcio Okayama, Arnaldinho do Cavaco, Joaquim Paulo do Espírito Santo, Celso Machado, José Roberto Araujo, Esmeraldino do Cavaco, Kiko Moura; workshops, cursos, oficinas com Luiz Tati, José Miguel Wisnik, Tatá da Percussão, Conrado Paulino, e alguns encontros com o gênio Koellreutter (o Mestre já com mais de 80 anos, na época).  Integrou grandes centros de estudos e produção musical como o CLAM (Zimbo Trio), USP (Coralusp), Centro Cultural São Paulo (Coral do CCSP), Madrigal CANTO VIVO, Oficina dos Menestréis (Oswaldo Montenegro), Macunaíma, Espaço Musical, SESC, SENAC, IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia), onde estudou com bolsa oferecida pela TAGIMA.

Começou os estudos de Música Erudita aos 7 anos pelo piano. Aos 10 anos, ganhou o primeiro violão, apaixonou-se pelas cordas e pela música popular. Daí para a guitarra foi uma transição natural sob a influência de grandes bandas como Beatles, Rolling Stones, Yes, The Who; e guitarristas virtuosos como Eric Clapton, Jimmi Hendrix, BB King, John McLaughlin, Santana e inúmeros brasileiros como Pepeu Gomes, Armandinho, Wander Taffo, Mozart Melo, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal.

Conviveu como profissional com os grandes nomes da Música do Brasil, que em algum momento cruzaram a sua trajetória musical nesse meio século de efervescência musical, cultural, social e política pelo qual o Brasil passou. Foi coadjuvante de todos os grandes movimentos que aconteceram no país.

Como músico profissional, começou a  apresentar-se em bares de São Paulo aos 16 anos, tendo autorização  especial dos seus pais para trabalhar. A Vila Buarque, o Bexiga e a Vila Madalena, mais tarde, eram os bairros mais frequentados pelos músicos, atores, jornalistas, estudantes, intelectuais e artistas em geral. O Bar Sem Nome, na Rua Dr. Vila Nova foi o primeiro reduto boêmio-cultural onde Guto Maia se apresentava nos fins de semana. As noites sempre terminavam na região da Rua Santo Antonio e Rua do Bexiga, onde os bares de música ao vivo ferviam até clarear.

Chico Buarque, Tim Maia, Benito di Paula, Baden Powell,  Filó e Celso Machado, Vando, Tânia Maria, Macumbinha, Trio Mocotó, eram músicos que frequentavam essas regiões naquela época. Estamos falando de fins da década 60 começo da década de 70. A barra política era pesada e muitos acabaram saindo do Brasil. Em 1976, Guto foi para a Europa pensando em fazer música no Velho Mundo. Desembarcou em Gênova e ficou na Itália por cerca de 6 meses, principalmente em Roma, tendo boa aceitação como músico brasileiro nos meios estudantis e artísticos. Depois, viveu em Paris por mais 6 meses, mas viajou muito também passando por Milão, Turim, Nápoles, Firenze, Lisboa, Barcelona, Cannes.

De volta ao Brasil, participou em festivais de música, teatro, musicais, rádio, tv, exposições de artes plásticas, sempre aliando a atividade de professor em todas as áreas em que atuou. Teve um trabalho reconhecido também nas Artes Plásticas e no Teatro.

Vem exercendo nos últimos 20 anos atuação de liderança de bastidores nos projetos em que participa, procurando aprimorar uma função didática e social.

Acredita num modelo de relação profissional onde todos tenham responsabilidades compartilhadas e a meritocracia seja determinada pela atuação pública de cada indivíduo. A permanência e a constância sejam mais valiosas que todo sucesso passageiro.

Cargos de Liderança
- Fundador/COORDENADOR das OFICINAS CULTURAIS DO CR TIETÊ (15 cursos - música, teatro, dança, artes plásticas, línguas) - jan/1996
- Diretor Cultural Clube de Regatas Tietê - Criação de eventos artístico-culturais 1996/98
- Vice-Presidente Social do Clube de Regatas Tietê 1998/99
- Sócio/FUNDADOR do DOIS DO BRASIL – CULTURA MUSICAL 20 ANOS (Música Brasileira vocal e instrumental) - mar/1995 - ATUAL
- Administrador da Academia Demian Maia Jiu-Jitsu - 2008/12
- Idealizador/coordenador de eventos de Artes Marciais - 2012/14
- Criador da BRINCADEIRA DO NEURÔNIO (Educação) - set/2014 - ATUAL
- Idealizador do PROJETO “QUERO TOCAR NA BANDA” - Musicalização Neurocientífica para inclusivos - 2013 - ATUAL
- Autor e Diretor da peça NUNCA ME VÍ, SEMPRE ME AMEI - Espetáculo premiado na JORNADA SESC DE TEATRO - 1993/95
- Idealização e atuação “MARATONA MUSICAL 24 HORAS DE AMOR À MPB” 1997 - Projeto premiado com um carro 0 km -Rádio Musical FM

  
Prêmios em Música
1. Primeiro Lugar como Autor/Intérprete Melhor Performance Musical, dirigindo 20 atores e cantores, na música: “Colóquio no Sofá” – Grupo Zona Franca, no II Festival de Música do Teatro-Escola Macunaíma (maio/1983) http://bit.ly/1r4s18R
2. Segundo Lugar como Compositor/Intérprete em dupla com Lucia Zmekhol, com a canção: “Maremoto”, no II Festival de Música do Teatro-Escola Macunaíma (maio/1983);
3. Primeiro Lugar na promoção da Rádio Musical FM: “Eu Adoro MPB”/1997, com Rossana Rosengarten. A dupla realizou uma maratona musical de 27 horas seguidas interpretando músicas brasileiras de todos os tempos. O projeto foi premiado com um carro Tempra zero km. Foram executadas 521 canções, em 8 blocos de 3 horas cada, com 7 intervalos de meia hora cada, entre os dias 19 e 20 de agosto, no Café Maravilha/SP. 
http://1drv.ms/1kmy9lJ
4. Finalista do I Festival O Feitiço de Áquila da Canção/1997.
5. Jurado do Oitavo Festival Canta São Paulo/1997.
6. Bolsa de Estudo Tagima – 2 anos de curso de guitarra por no IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia), com o prof. Marcio Okayama.
7. 
Prêmio Nextel Música Sem Limites com Herbert Vianna - 2010

ALGUMAS INFLUÊNCIAS DE CRIADORES MUSICAIS

Pesquisador desde a infância da palavra escrita, falada, cantada, dialética, teve nas músicas brasileiras dos 78 rotações dos seus pais, a carga emocional que carregaria pela vida afora. Influenciado pelos textos inovadores do Teatro, Cinema, Literatura, e pela convivência com o espírito inquieto dos intelectuais que efervesciam em São Paulo nos anos 70/80, foi criando o seu repertório pessoal. Absorveu essa cultura eclética e procurou nunca perder o espírito experimental multimídia, aliado ao aprimoramento técnico adquirido com grandes professores. E muitas vivências. Márcia Denser, Lourenço Diaféria, Eunice Arruda, Edélcio Mostaço, Luiz Tatit, José Miguel Wisnik, Luiz Chaves, Joaquim Paulo do Espírito Santo, Arnaldinho do Cavaco, Kiko Moura, Marcio Okayama foram alguns desses mestres. E influências de grandes criadores com TomZé, Anton Walter Smetak,  Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti. E o maestro Hans-Joachim Koellreutter, com quem teve um pequeno contato já no fim da vida do mestre. Mas, que veio a se tornar o seu maior modelo como professor.

O que mais admirava em Koellreutter era o seu método, que se baseava na liberdade de expressão e na busca da identidade de cada aluno. Incentivava a liberdade de pensamento e a necessidade de cada aluno buscar o seu próprio caminho. Em uma entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo - http://bit.ly/1Odb06c,  explicou seu método da seguinte maneira:

Um Professor de MÚSICA E ARTE, segundo o maestro Hans-Joachim Koellreutter:

"Aprendo com o aluno o que ensinar. São três preceitos:
1) não há valores absolutos, só relativos;
2) não há coisa errada em arte; o importante é inventar o novo;
3) não acredite em nada que o professor disser, em nada que você ler e em nada que você pensar; pergunte sempre o por quê."

Resumindo: o importante é inventar o novo. É o que estamos sempre tentando.
Referências:
Hans-Joachim Koellreutter
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans-Joachim_Koellreutter
TomZé 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom_Z%C3%A9 
Anton Walter Smetak  
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anton_Walter_Smetak
Hermeto Pascoal   
http://www.hermetopascoal.com.br/
Egberto_Gismonti  
http://pt.wikipedia.org/wiki/Egberto_Gismonti


Missão: Pesquisa da Pedagogia Aplicada à Inclusão Cultural, Social e Intelectual



Objetivos como Educador:
1. Aprimorar estratégias, técnicas e práticas pedagógicas de ensino-aprendizado através da valorização das qualidades potenciais e excelências de cada indivíduo no seu grupo, objetivando a otimização da relação professor-aluno, na troca de conhecimento mútuo. 
2. A inclusão-participação-envolvimento fundamental em cada atividade, sempre com metas claras a serem alcançada em cada fase. 
2. Contribuir para o desenvolvimento de um sistema de ensino inclusivo eficiente. 


Contato:
Prof. Guto Maia 

BAPTISTA, José Augusto Maia, São Paulo, 2016, Grad Pedagogia

Fones: 11 33134337  / 11 993784603

E-mail: 
maiagutomaia@hotmail.com
CV online: www.doisdobrasil.com/inclusao.php

[Última atualização 16/01/2016]

 

 



Guto Maia Baptista
(José Augusto Maia Baptista)

      
ATIVIDADES  |  REDATOR  | MÚSICA |  TEATRO | EVENTOS  |  PREMIAÇÕES  |  FORMAÇÃO  |  WEB
DoisdoBrasil, 20 Anos de Música Brasileira.
Música e neurociência 
Cultura & Pensamento
Inclusão, Diversidade & Cidadania
Musicalização
Ensino & Método
A Música nos torna íntimos em poucos acordes!
  

DoisdoBrasil    
Venha conosco!
   

 


Pesquisa/Supervisão/Consultoria:

 

BAPTISTA, José Augusto Maia, 2015
Pesquisador em Educação Inclusiva e Tecnologia Digital.
Professor Universidade Paulista (
UNIP) Departamento de Extensão Comunitária. 
Professor Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação - IBFC - Projeto Jovem Aprendiz. Desde fev/2015. 
Professor de:Informática Básica, Comunicação, Liderança, Marketing Pessoal, Mídias Sociais e Direitos Humanos – Orientação Sexual, Raça, Etnia, Idade, Credo Religioso e Opinião Pública. Desde fev/2015.
Diretor artístico, músico e vocalista 
Dois do Brasil - Cultura Musical e Inclusive Nós.. Desde 1995.
Aluno ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes - Universidade São Paulo), 
Música Popular Brasileira - 2015/16.
Aluno FACULDADE MESSIÂNICA - Licenciatura em Pedagogia.
Cursou Ética na USP/EAD com o Prof. Dr. Clovis de Barros Filho - 2014/2015.
Cursou Empreendedorismo no SEBRAE/EAD -2008
Outros cursos superiores e técnicos: 
bit.ly/W8LLvg
Prêmio Excelência e Qualidade 2015 - "Profissional do Ano" - Melhores do Ano - Associação Brasileira de Liderança, Braslider - ago/2015.

Prof. Guto Maia
BAPTISTA, José Augusto Maia, 2015
       ATIVIDADES REDATOR EVENTOS PREMIAÇÕES FORMAÇÃO WEB

Artigos: http://doisdobrasil/artigos,php

Artigos no Linkedin
10 Dicas para o Professor Que Vale A Pena 7 nov 2015 https://goo.gl/1zX5nc
Licença Poética 13 out 2015 https://goo.gl/xYURec
Bons estudos!!! 19 set 2015  https://goo.gl/hvql1q
O Futuro Será Bonecolarizado? 13 set 2015 https://goo.gl/oALp15
A aula que vale a pena 4 ago 2015 https://goo.gl/ZG396o
Eu, Inclusive, porque não?  21 set 2015 https://goo.gl/ORuHdA

 

 

(Última atualização 21/nov/2015)  

 
 

 

 
 

 
 

GUTO MAIA - GESTOR CULTURAL
Pesquisador e Eterno Aprendiz


Guto Maia é diretor/autor teatral (“O Dodói da Gigi” e “Nunca Me Vi, Sempre Me amei”); músico/vocalista (“Dois do Brasil, Cultura Musical”); professor do Instituto Yara Angelini (NEED - Núcleo de Especialização em Deficiência Física e Mental), especialista em Educação Inclusiva. Eleito Conselheiro de Saúde do CER (Centro Especializado em Reabilitação), UBS (Unidade Básica de Saúde) Sé/Santa Cecília - 2017/18. Foi professor multidisciplinar na Extensão Comunitária da UNIP (Universidade Paulista), no IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação); e professor no Teatro Escola Macunaíma. Estudou Música Popular Brasileira e Ética na ECA/USP, violão, no CLAM (Centro Livre de Aprendizado Musical, guitarra, no IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia), canto no CORALUSP, Coral do CCSP (Centro Cultural São Paulo) e Madrigal Canto Vivo; Ficção, Poesia, Crônica, Dramaturgia e Conteúdo Digital, na Oficina da Palavra; Pedagogia, na Faculdade Messiânica; Adm. Empresas, na Uni Braz Cubas e Uni Santana; Extensão em Artes Plásticas, UFMG; e Arquitetura, na Faculdade de Belas Artes/SP. Criou as Oficinas Culturais do Clube de Regatas Tietê, em 1996, que chegou a ter mais de 1000 alunos, entre sócios e convidados..
Palestrante com foco em PCD (Pessoas com Deficiência). Formado em Comunicação Verbal, no Instituto Passadori, em 2016, 
Foi um dos organizadores do Natal Iluminado 2016, com eventos corais, música, teatro, dança e intervenções artísticas pela cidade, realizado pela ACSP - Associação Comercial de São Paulo. Referência: Revista D+: http://revistadmais.com.br/arte-musica-e-acao/
Depoimentos sobre o professor Guto Maia: https://goo.gl/HE9WTs

 


NOTAGuto Maia é membro eleito do Conselho-Gestor do CER III - Sé (Centro Especializado em Reabilitação), empossado em 19/12/2016, para o biênio 2017/18.

O que é o CER:
Centro Especializado em Reabilitação (CER III) – Santa Cecília / São Paulo
   

Os CERs são unidades voltadas para o atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de
desenvolve.r seu potencial físico e psicossocial.   
   
O diagnóstico, a avaliação, a orientação e a estimulação precoce dos usuários são responsabilidade da equipe multiprofissional, composta de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Médicos, Psicólogos, Assistentes Sociais e Enfermeiros. 
   
Para proporcionar o acesso de pessoas cuja deficiência interfira em sua mobilidade e em sua acessibilidade aos meios de transporte convencionais, o serviço conta com veículos adaptados para o transporte dos usuários.   
   
Existem três categorias de CER – a II, a III e a IV, números que correspondem à quantidade de modalidades de reabilitação oferecidas (física, intelectual e autismo, visual, auditiva).   
   
CONSIDERAÇÕES SOBRE DEFICIÊNCIA: 
   
1° - Ajudar;
2° - Pedir ajuda;
3° - Aceitar ajuda de bom grado;
4° - Gratidão;
5° - Não se bate em DEFICIENTE;
6° - Não se humilha um DEFICIENTE;
7° - Não se trata com truculência o DEFICIENTE;
8° - Não se perde a paciência com DEFICIENTE;
9° - NUNCA se promete nada a um DEFICIENTE, que não possa cumprir;
10° - Por “DEFICIENTE” entenda-se todo ser que respira, pois todos são imperfeitos e não existem dois iguais; 
11° - Nem toda DEFICIÊNCIA é visível;
12° - Antes de ser o primeiro a apontar o erro do outro, reflita: isso pode ser uma falha sua; 
13° - Procure entender o contexto de cada momento e ter paciência para estudar cada caso. Isso evita armadilhas:
14° - Pense a respeito, antes que seja tarde demais.

Guto Maia (José Augusto Maia Baptista)
Conselheiro Gestor de Saúde do CER - 2017/18
Centro Especializado em Reabilitação
CER III Sé / Santa Cecília/SP

O que é o NEED:
Núcleo de Especialização e Educação Para o Deficiente Físico e Mental - desde 2000 - Ipiranga / São Paulo

NEED - NÚCLEO DE ESPECIALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA O DEFICIENTE FÍSICO E MENTAL

O Instituto Yara Angelini foi fundado em 2000 como Organização Não governamental. A pesquisa realizada por suas fundadoras demonstrou a carência do atendimento ao jovem e adulto deficiente mental e a necessidade concreta de prestação de assistência neste segmento, tendo em vista a abordagem do deficiente mental como um todo: ou aspectos físicos, psíquicos e anímicos.

Diferenciando-se das instituições que nascem da necessidade de mães de pessoas com deficiência, o Projeto Need foi idealizado por profissionais das áreas de psicologia, fisioterapia e pedagogia com experiência na área e abordagem diferenciada, permitindo o embasamento educacional e cultural, priorizando a superação pessoal e cultural, o bem estar, a qualidade de vida e a aceitação social.

A antroposofia, a pedagogia curativa e a terapia artística são a base do trabalho

A instituição conta com um espaço adaptado às ações que desenvolve, procurando sempre manter um ambiente controlável às necessidades dos educandos.

Os tratamentos e trabalhos desenvolvidos no Instituto Yara Angelini na área da saúde são: fisioterapia, fonoaudiologia, acupuntura e terapia ocupacional.

Na área da educação são oferecidas oficinas pedagógicas, artesanato, terapia artística, dança, teatro e música. Também são ministradas atividades esportivas mediante esporte adequado.

Os Projetos de Terapia do convívio e de residência adaptada, assim como o de Inserção no Mercado de Trabalho mediante Trabalho Assistido estão sendo aperfeiçoados.

O Instituto possui Projetos aprovados  pelo Fumcad (Fundo Municipal da Criança e Adolescente) na Prefeitura Municipal de são Paulo.

No exercício de nossas atividades cumprimos os princípios básicos de legalidade, impessoalidade e eficiência. Seguimos a legislação do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social).

Durante os dezesseis anos de trabalho a Equipe Need manteve a Instituição contando sempre com colaboradores da comunidade, associados que participam ativamente para que continuemos esta Ação Social.

O Departamento de Música Integrativa tem a coordenação do prof. Guto Maia e prof. Pitú Leal, arte-educadores, com supervisão pedagógica da psicóloga Avani Vanzetto

Em 2015, foi criado o Coral NEED, e para o carnaval 2017, o Bloco “Loucos pelo NEED”

Na continuidade do trabalho musical, serão criadas oficinas de construção artesanal de instrumentos e uma orquestra com os educandos e convidados.

NEED – Núcleo de Estudos Especializados para o Deficiente Físico e Mental

Para convites para apresentações e para conhecer o NEED, entre em contato. 

Endereço: Rua Costa Aguiar, 1302 - Ipiranga, São Paulo 


Telefone: (11) 2914-9854




Coral do NEED, desde 2015. Regência prof. Guto Maia




D
oisdoBrasil
  22 Anos de Música & Cultura
Música para Humanos & Simpatizantes

A Música nos torna íntimos em poucos acordes
Música & Neurociência 
Cultura & Pensamento
Inclusão & Diversidade
Musicalização Integrativa
Ensino & Método
Projetos Experimentais
Pesquisa Científica

Venha conosco!
  
 

Guto Maia e Rossana Rosengarten
Tel: 55 11 3313.4337 / 99378.4603 / 97644.5061 - São Paulo/BRA 

doisdobrasil@gmail.com
maiagutomaia@gmail.com
rossana.rosengarten@gmail.com